Qualidade de Vida

17/12/2015 12:50 - Atualizado em 25/11/2016 04:46

Pode ou não pode? Dicas para uma festa de Natal inesquecível

Algumas dicas são preciosas para evitar gafes durante a Noite Feliz.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Esperada por crianças e adultos, a festa de Natal é tempo de união entre amigos e família. Porém, a noite de comilança e de troca de presentes nem sempre sai como o planejado.

Se você ainda está em dúvidas sobre o que servir, como decorar a casa e quem convidar, apresse o passo. A antecedência ajuda a evitar conflitos e problemas de última hora. A seguir, veja algumas dicas para acertar nas opções e surpreender o pessoal.

família na festa de natal

Organize a sua festa de Natal

Convide com antecedência

Explique aos amigos e familiares quais pratos serão servidos e o que cada um pode trazer para contribuir com a ceia. Não se esqueça de comentar sobre as bebidas! Determinar um prazo para a confirmação de presença ajuda com que todos os envolvidos se planejem melhor.

Liste os convidados

Após a confirmação da presença, faça um grupo de conversa no celular com todos os que comparecerão à festa de Natal. Assim, fica mais fácil controlar as compras e identificar o que será necessário para a grande noite.

Calcule os gastos

Em tempos de crise, a divisão dos valores pode ser uma boa ideia. Se você está disposto a preparar a ceia completa, compre os ingredientes e avise aos seus convidados quanto sairá por cabeça. Se houver gente desconfiada, junte todas as notas fiscais.

mulheres montam decoração de festa de natal

Decore como preferir

Fique de olho na internet, veja quais são as tendências e opte pela opção que se encaixar no seu bolso. Caso você precise de ajuda, não sinta vergonha de pedir para que alguns convidados cheguem mais cedo. O trabalho em equipe pode ser divertido, além de muito mais rápido.

Recorra ao amigo secreto

Faça uma votação e verifique se todos desejam participar. Estipule um valor e faça o sorteio. Se vocês quiserem podem, inclusive, fazer uma lista de presentes. O amigo oculto é uma opção mais em conta para que todos recebam presentes sem, necessariamente, comprar lembranças para todo mundo.

Saiba Mais
Confira 3 opções de receita de farofa de Natal sem glúten
Confira 4 receitas natalinas para uma ceia saudável
Dicas para preparar a lista de presentes de Natal

Pense em dinâmicas para as crianças

Separe brinquedos e comente sobre a chegada do Papai Noel. Os pequenos, mais que ninguém, curtem essa confraternização e desejam viver a magia do Natal.

Antecipe-se

Prepare a ceia com antecedência e só deixe para depois o que tiver que ser feito na hora, como saladas. Isso evita aquela correria na cozinha e faz com que você também aproveite a festa de Natal junto com os amigos e familiares.

ceia da festa de natal

O que não fazer na festa de Natal

cachorrinhos na festa de natalExistem diversas situações que podem complicar a sua vida e transformar a ceia de Natal em um desastre. A seguir, confira sugestões para você não cair em enrascadas.

Não critique quem está presente

Junção de família sempre abre espaço para fofocas e até comentários ofensivos sobre alguém que esteja na festa. Porém, isso não combina com o espírito de Natal.

Evite piadas ou comentários "inocentes" que possam aflorar os ânimos e comprometer o bem-estar geral. Assuntos polêmicos também devem ser deixados de lado.

Não fale mal da comida 

Seu amigo trouxe um prato que não está tão gostoso? Engula em seco, ou com um bom gole de água, mas não fale nada. 

Seja cuidadoso nas palavras

Na hora de descrever quem é seu amigo secreto, seja delicado e ressalte apenas as qualidades da pessoa. Comentários ofensivos ou íntimos demais podem causar mágoas.

O que não pode faltar na sua festa de Natal? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de qualidade de vida aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
comemoração
fim de ano
festa natalina
ceia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ