Qualidade de Vida

22/05/2015 11:20 - Atualizado em 06/11/2016 11:53

Pensar positivo faz diferença na sua vida

Positividade diminui riscos de doenças cardíacas e auxilia o organismo a funcionar melhor.

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Redação

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Pensar positivo talvez seja o conselho que você mais ouviu para superar alguma dificuldade. Mas você já se deu conta de que a motivação realmente começa do pensamento? Cada ação que temos é precedida por um pensamento que inspira essa ação.

Diversas pesquisas pelo mundo inteiro apontam que a fórmula é simples: pensar positivo torna a vida melhor e faz bem à saúde. Veja quais são as vantagens de ser otimista sem exageros.

pensar positivo

Vantagens de pensar positivo

A depressão, a ansiedade, a raiva e sentimentos de mágoa estão relacionados a doenças cardíacas. Um momento de grande estresse, por exemplo, pode fazer o coração bater mais rápido e aumentar a pressão arterial, podendo até mesmo causar um infarto.

Um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, constatou que as emoções positivas podem tornar alguém mais saudávelO estudo acompanhou um grupo de homens durante 12 anos.

Entre os que tinham mais autocontrole para emoções negativas, cerca de 6% sofreram um ataque cardíaco ou tiveram doenças cardiovasculares. Já no segundo grupo, dos que eram incapazes de controlar as emoções, o índice chegou a 14%.

Pessoas otimistas também enxergam melhor. De acordo com estudo divulgado pela Universidade de Toronto, o humor de alguém altera a forma como a pessoa enxerga, o que modifica funções do córtex visual - parte do cérebro responsável pelo processamento de informações visuais.

Os pesquisadores exibiram para voluntários algumas imagens capazes de despertar diferentes humores. As atividades cerebrais foram analisadas em um exame de ressonância magnética. As figuras exibidas eram mosaicos formados por uma face humana no centro, cercada de imagens menores.

Foi constatado que pessoas de mau humor não enxergavam as imagens do plano de fundo. Porém, quando a mesma imagem era exibida e o humor do voluntário estava melhor, ele reconhecia todos os detalhes em segundo plano da figura.

Acreditar que a situação vai melhorar ajuda o corpo a se curar. Estudos publicados na revista de Medicina Psicossomática indicam que pensar positivo ajuda a reduzir inflamações causadas pelo estresse, além de diminuir os níveis de hormônios como o cortisol.

Dicas para pensar positivo

- Não alimente preocupações com a desculpa de estar sendo realista. Isso pode gerar sofrimentos inúteis.

- Pare de se queixar. Quando você reclama, você atrai para si mesmo a carga negativa de suas próprias palavras, pois elas são um imã de tudo aquilo que não deseja.

- Para mudar o hábito de reclamar, você precisa policiar suas palavras e seu tom de voz. Observe-se e repare quantas vezes você reclama por dia.

- Aceite o que lhe acontece agora. Você colhe o fruto de seus pensamentos, palavras e ações, por isso não se revolte com os fatos e as pessoas.

- Extraia lições do que acontece e, com paciência, supere seus obstáculos e desafios.

- Não dê importância aos aborrecimentos pequenos. Não perca tempo com preocupações que tiram sua paz.

Pessimismo de vez em quando

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, constatou que pessoas com uma visão mais negativa da vida tendem a desenvolver menos casos de depressão. Elas também sabem lidar com a morte de um ente querido, pois se preparam mentalmente para decepções, ficando mais resistentes a situações ruins.

Ou seja: é bom pensar positivo, mas também vale se preparar para quando os resultados não forem como o esperado.

Você se considera otimista? Por quê? Comente aqui e aproveite para conferir dicas de bem-estar que você só encontra no Vivo Mais Saudável.

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