Qualidade de Vida

17/07/2014 10:30 - Atualizado em 04/12/2016 09:57

Paz no dia a dia: descubra 6 calmantes naturais

Para aliviar a tensão, conheça opções fáceis de se fazer em casa.

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Redação

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Na adrenalina do dia a dia, é normal que as pessoas fiquem tensas e cansadas. Sentar e relaxar é quase impossível: sempre há um compromisso que exige urgência e total atenção. E, como nem todo mundo tem a sua avó ou a mãe para preparar aquele chá que acalma até a alma, nós preparamos dicas especiais de calmantes naturais que você mesmo pode fazer.

O primeiro passo na hora de fazer um chá é identificar qual será a sua finalidade. Será relaxar? Acalmar uma dor de cabeça? Ou melhorar a situação do estômago? Existem diverso tipos de chás, para inúmeras necessidades.

A erva doce, por exemplo, é uma ótima pedida para momentos de cólica. Já a canela é muito indicada para quem tem diabetes, pois é capaz de controlar o desejo de comer doces. E o gengibre é um dos mais famosos anti-inflamatórios naturais.

Receitas de calmantes naturais

calmantes-naturaisFoto: Shutterstock

Separamos algumas das principais receitas de alimentos que servem como calmantes naturais para que você possa relaxar em casa. Alguns ingredientes você poderá até encontrar no próprio quintal de casa. Confira:

1. Chá de maracujá: uma curiosidade desse chá é que o próprio consumo da fruta do maracujá causa uma sensação de relaxamento. Mas existe também um chá que pode ter feito com as suas folhas. O modo de preparo é bastante simples, exige a mistura de água, com folhas de maracujá com outra erva também calmante. Para essa mistura fervida, o ideal é beber três copos diários.

2. Chá de laranjeira: este chá é recomendado para quem busca fugir do estresse e acalmar o sistema nervoso. A receita também é simples, basta misturar água fervente às folhas da laranjeira.

3. Chá de camomila: talvez um dos mais populares entre as avós e mães. Extremamente útil para amenizar a ansiedade e o estresse. Dentre os calmantes naturais, se destaca por envolver todo o vegetal. Desde as folhas, até as sementes e flores, tudo deve ser misturado durante 5 minutos em água fervendo. Se necessário for, deve ser coado na hora de beber.

4. Abacate: obviamente não é uma receita, mas a fruta em si. O abacate além de ser delicioso também possui substâncias que absorvem algumas gorduras responsáveis por doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Mas as suas vantagens não acabam por ai, também possui muita vitamina B, que é uma das grandes responsáveis por manter a calma.

5. Ostras: pode até parecer inusitado, mas as ostras são alimentos ricos em zinco, um mineral conhecido por suas propriedades calmantes.

6. Laranja: nem só do chá vive esse fruto. Ainda no colegial aprendemos que a laranja é uma das frutas mais ricas em vitamina C. Porém, algo que não aprendemos, ou que não guardamos na memória, é que essa mesma vitamina é ótima no combate ao estresse. Este é um dos exemplos de calmantes naturais mais fáceis de encontrar, já que muita gente tem uma laranjeira no quintal de casa.

Calmantes naturais não viciam

Mesmo com tantas opções, quase todas ao alcance do quintal, ainda tem quem se questione: "Mas não seria mais prático comprar um remédio?". As vantagens dos calmantes naturais estão no fato de que não viciam e possuem muito menos efeitos colaterais do que os remédios. Fora o fato de serem mais baratos, praticamente sem nenhum custo. Aproveite!

Você sofre com muito estresse diário? Por que? Conte-nos as suas técnicas de relaxamento em seus dias muito difíceis.

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