Qualidade de Vida

10/02/2016 11:10 - Atualizado em 17/11/2016 10:10

Passou dos limites? Saiba o que cura ressaca

Hidratação e repouso são fundamentais para driblar os excessos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Extrapolou no Carnaval, na festa da empresa ou na balada com os amigos? Saber o que cura ressaca pode ajudar você a driblar o desconforto e dar uma força extra para a saúde do organismo.

Sintomas como dor de cabeça, náuseas, diarreia e mal-estar são os mais comuns. Porém, a sabedoria popular nem sempre ajuda e algumas soluções mágicas podem até piorar o quadro. Confira as dicas a seguir e saiba como acabar com o incômodo de verdade.

o que cura ressaca: taça caída no carnaval

O que cura ressaca de verdade

Hidratação

A grande culpada pela ressaca é a desidratação do organismo. As bebidas alcoólicas são diuréticas e, por isso, quanto mais a pessoa ingere álcool, mais ele perde líquidos. É importante lembrar-se de consumir água intensamente no dia seguinte. Além dela, sucos naturais, água de coco e isotônicos também são uma opção.

Alimentação saudável

Muitas pessoas sofrem com dor de barriga e diarreia após extrapolar no consumo de álcool. Se esse for seu caso, a recomendação é apostar em frutas que regulam os intestinos, como maçã sem casca e banana. Além delas, outras frutas e legumes são fáceis de digerir, evitando o desconforto da sensação de peso e inchaço.

Repouso

Nenhuma fórmula milagrosa cura ressaca. Descansar é preciso! Após uma noite de farra, seu corpo precisa de um tempo para recuperar a energia. Portanto, dormir ou simplesmente ficar quietinho no sofá são soluções positivas.

Banho gelado

Para estimular a circulação sanguínea, um banho gelado pode ser uma boa. Além de dar um "up" na disposição, ele também contribui para aumentar a pressão arterial, que acaba ficando baixa em muitas pessoas após a ingestão de bebidas alcoólicas.

O que NÃO cura ressaca

Beber mais

Curar a ressaca ingerindo mais álcool é um mito perigoso. Especialistas alertam que beber mais no dia seguinte sobrecarrega os rins e compromete a saúde. A sensação, em um primeiro momento, pode até parecer agradável, devido ao efeito psicoestimulante das bebidas, mas o mal-estar tende a voltar - e ainda mais forte.

Tomar café

Beber um café bem forte e amargo para curar a ressaca pode ser um hábito pior que a sensação de cansaço. A cafeína é um estimulante que pode acabar deixando seu estômago ainda mais embrulhado. Uma vez que o órgão já está sensível pelo excesso de álcool, o café pode causar mais enjoo e vômitos. O melhor é optar por chás calmantes, como camomila e erva-cidreira.

Fazer exercícios físicos

Muita gente pensa que é possível "queimar" o álcool com atividades físicas, só que o hábito não é nada saudável. Quando se exagera na bebida, o corpo fica desidratado, o que piora durante os exercícios.

O que cura ressaca para você? Sabe de outras dicas infalíveis para eliminar esse incômodo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
álcool
bebida alcoólica
desidratação
mal-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ