Qualidade de Vida

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 10:11

Passo a passo: Veja como trocar fraldas do bebê

Com estas dicas, você vai aprender como trocar fraldas da maneira correta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Como trocar fraldas não é um mistério, mas algumas dicas sempre ajudam. As fraldas dos bebês devem ser substituídas cerca de 10 vezes por dia. E em cada uma delas, é importante que sejam tomados diversos cuidados. A troca frequente garante que o bebê não fique muito tempo em contato com as fezes e a urina, e a higienização adequada de genitais e bumbum evita assaduras e outros problemas.

como trocar fraldas
Saber como trocar fraldas ajuda a manter seu filho sempre confortável. Foto: Shutterstock

Como este processo deve ser feito do nascimento aos 2 anos e meio de idade da criança, saber algumas dicas para facilitar a tarefa e evitar complicações é muito bem-vindo.

Guia básico: Como trocar fraldas

Se você quer aprender como trocar fraldas, comece pelo básico: arrume um lugar apropriado para realizar o procedimento – o mais indicado é um trocador – e providencie os produtos necessários para fazer a higiene de forma correta. Agora siga o passo a passo abaixo:

como trocar fraldas
Infográfico sobre foto: Shutterstock

- Antes de começar, separe tudo o que você vai precisar e deixe ao lado do trocador: o lenço umedecido, a fralda descartável, a pomada ou talco contra assadura, um pouco de água morna e uma fraldinha de pano, para ajudar na limpeza.

- Depois, deite o bebê no trocador ou em uma superfície plana e macia, com uma toalha embaixo. Então tire a fralda suja e dobre ela como se fosse fechá-la, mas deixe embaixo do bumbum do bebê. Assim, se ele fizer mais alguma coisa, não irá sujar a toalha ou o trocador.

Limpeza é essencial na hora de trocar as fraldas

- Na hora de limpar, você pode usar um lencinho umedecido. Se você preferir, ou o bebê for alérgico, é indicado que seja usado um algodão ou uma fraldinha de pano molhada na água morna. Assim é possível retirar todos os resíduos, não só da urina ou fezes, mas também o restante da pomada da última troca.

- O mais recomendado em como trocar fraldas, tanto para meninas quanto para meninos, é fazer a limpeza no sentido dos genitais para o bumbum, evitando assim a contaminação por fezes.

- Após a limpeza completa, outro passo muito importante é usar a pomada ou talco. Certifique-se de que a pele do bebê está bem sequinha e passe o produto nas dobrinhas das virilhas, no bumbum e nos genitais. Isso vai evitar que ele fique com assaduras e irritações na pele.

Como trocar fraldas
Assaduras podem ser evitadas com pomada ou talco. Foto: Shutterstock

- Feito tudo isso, agora é só colocar a fralda limpinha e fechar – cuidando sempre para não deixar muito apertada e observando a hora de mudar o tamanho. Usar o tamanho adequado para o seu bebê vai garantir mais conforto e segurança.

Aproveite as dicas de como trocar fraldas e não esqueça que, quando você faz a higiene, vive um momento de interação com o bebê. Conversar com ele, vai deixar vocês dois mais à vontade e seguros. E lembre sempre de garantir a segurança dele. Nunca o deixe sozinho no trocador – todo o cuidado é pouco.

Vivo Ligue Bebê: Um canal exclusivo para mamães e papais tirarem suas dúvidas

Achou o texto interessante? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum.

TAGS
fraldas
trocar fralda
cuidado com o bebê

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ