Qualidade de Vida

03/12/2015 11:23 - Atualizado em 05/08/2016 01:34

Passo a passo: Planeje o roteiro de viagem e fique pronto para a aventura

Destino, tempo de estada e orçamento disponível são elementos que se completam.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Planejar um roteiro de viagem otimiza o seu tempo e proporciona mais segurança para o orçamento. Botando tudo no papel, é possível definir as prioridades e evitar que você perca alguma atração importante.

Agora, se você é daqueles que não gostam de embarcar em uma aventura cheia de predefinições, lembre-se: o roteiro não deve limitar o passeio. Ele serve apenas como um guia para organizar a programação. É claro que, na hora, tudo pode mudar! Confira algumas dicas para fazer um plano de viagem certeiro.

meninas na sala de embarque conferindo o roteiro de viagem

Monte seu roteiro de viagem com 5 dicas

1. Destino

O princípio de tudo ocorre na definição do destino. É preciso colocar na ponta do lápis quais cidades ou países você irá conhecer em uma mesma viagem. Enquanto alguns locais precisam de diversos dias para ser explorados, outros permitem que você passe por diferentes atrações em menos tempo.

2. Orçamento

Parte fundamental para o sucesso do seu roteiro de viagem, ele leva em conta o valor da passagem e da hospedagem. Calcule também quanto você pretende gastar por dia. Na Europa, por exemplo, é possível fazer uma viagem mais cara, frequentando restaurantes mais refinados e ficando em melhores hotéis, ou um passeio supereconômico, baseado em hostels e comidinhas de rua.

3. Tempo de estada

Depois de definir o destino e o orçamento, é hora de ver quanto tempo você ficará em cada local. Para isso, é preciso considerar o deslocamento de uma cidade para outra. Fica a dica: em dias de viagem, você dificilmente conseguirá conhecer muito do lugar, pois chegará cansado e gastará tempo indo ao hotel, fazendo check-in...

4. Prioridades

Faça uma lista com tudo que você considera imperdível em cada local. Museus, pontos turísticos e restaurantes deverão aparecer nessa lista. Dependendo do seu tempo na cidade, nem sempre é possível conhecer tudo. Por isso, seja consciente na definição de passeios importantes. Além disso, verifique se ingressos e passagens condizem com o seu orçamento.

5. Informação

Uma viagem de sucesso requer planejamento. Por isso, leia sobre o lugar: transporte público, passeios, comidas, horários e costumes dos habitantes locais. Um visitante prevenido vale por dois!

Saiba Mais
Bolsas de estudo são o empurrãozinho que falta para viajar ao exterior
Confira dicas para encarar um mochilão pelo mundo
Quer morar fora do Brasil? Veja o que você precisa saber

3 dicas de planejamento

Estas dicas são tão simples quanto importantes na hora de elaborar seu roteiro de viagem. Lembre-se que, apesar de essa parte nem sempre ser tão divertida, ela garante que você aproveite o passeio com mais tranquilidade e bem-estar.

1. Fique atento a saídas e chegadas em horários ruins, como tarde da noite ou cedo da manhã. Se a sua viagem for de avião, você precisará levar em conta a chegada antes do embarque e o tempo de descolamento até o aeroporto. Alguns lugares não oferecem transporte público de madrugada e você terá que utilizar táxi, o que pode comprometer o orçamento.

2. Definindo os passeios imperdíveis, você conseguirá identificar com mais clareza o tempo de estada necessário em cada local. Certifique-se de levar em conta as distâncias e os horários na programação.

3. Pesquise sobre as melhores formas de deslocamento. Enquanto em algumas cidades da Ásia o táxi é a melhor escolha, na Europa o metrô é mais rápido e barato.

Já começou a programar seu roteiro de viagem? Qual é o seu próximo destino? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de qualidade de vida aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
orçamento
viagem barata
turismo
planejamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ