Qualidade de Vida

02/02/2016 10:00 - Atualizado em 03/12/2016 05:18

Passo a passo: Monte sua oferenda para Iemanjá

A Rainha do Mar é conhecida pela vaidade e por adorar presentes delicados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A celebração para a Rainha do Mar, Iemanjá, ocorre no dia 2 de fevereiro. Nessa data, devotos de todo o país depositam no mar oferendas para a divindade do candomblé. Esse é um ritual de agradecimento ao orixá.

No calendário católico, é comemorado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes. A santa é padroeira dos marinheiros, dos pescadores e de outros profissionais que vivem do mar.

devotos com oferendas para iemanjá

A celebração para Iemanjá

A crença migrou da África para o Brasil. Segundo a lenda, a Rainha do Mar e seu irmão, Aganju, foram frutos do casamento entre o Céu (Obatalá) e a Terra (Odudua). Enquanto o irmão passou a representar o solo, Iemanjá foi designada para proteger as águas.

Conhecida pelos longos cabelos negros, pelos traços delicados e pelos braços abertos, seu principal valor é acolher a todos que precisam de ajuda. Ela virou sinônimo de compaixão e de amor incondicional, conquistando fiéis por todo o país.

No dia 2 de fevereiro, milhares de pessoas participam das procissões em homenagem ao orixá. Vestidas de brancos, elas levam oferendas variadas, especialmente artigos tipicamente femininos, como espelhos, acessórios, perfumes e cremes.

Saiba como montar sua oferenda

De acordo com os seguidores da crença de Iemanjá, ela é muito vaidosa e, por isso, adora presentes. Como sinal de agradecimento ou de pedido especial, as oferendas são parte importante da comemoração. Para alguns fiéis, é importante lançar os mimos ao mar e voltar à praia no dia seguinte para saber se a divindade devolveu - ou melhor, rejeitou - algo.

Para montar a sua oferenda, você pode adquirir um barquinho pronto ou fabricá-lo em casa mesmo. Lembre-se de decorá-lo com fitas e tecidos, deixando-o bem atrativo e colorido. Dentro, você poderá colocar presentes diversos.

Entre os devotos, itens como sabonetes, perfumes, doces, frutas, brinquedos, espelhos e flores são bastante populares. Você poderá escolher aquilo que mais lhe agrada. A oferenda pode ser jogada no mar da praia mesmo. Se você preferir, pode ir até alto mar para presentear Iemanjá. Aproveite a celebração para orar ao orixá, agradecendo e pedindo novas graças.

procissão para iemanjá

De olho na poluição

Apesar de fazerem parte da cultura brasileira, as oferendas para a Rainha do Mar acabam agredindo o meio ambiente. Como muitos itens levam um longo tempo para se decompor, o resultado acaba sendo praia e mar sujos.

Plásticos diversos são os principais materiais que devem ser evitados. Além de poluir a água, podem se tornar verdadeiros vilões para os animais marítimos.

A melhor alternativa para manter o rito sem degradar a natureza é usar flores naturais, pois são 100% orgânicas. Tenha cuidado com fitas e embalagens e prefira arranjos com fibras naturais. Outra opção é fazer um pequeno altar em homenagem a Iemanjá dentro de casa, oferecendo ali mesmo seus presentes e suas orações.

Como você homenageia Iemanjá? Deixe um comentário e compartilhe outras ideias de como agradar ao orixá! Aproveite também para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Rainha do Mar
Yemanjá
Nossa Senhora dos Navegantes
data comemorativa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ