Qualidade de Vida

28/08/2015 08:42 - Atualizado em 04/12/2016 09:07

Passo a passo: Como tirar o passaporte e cair no mundo

O passaporte é a ferramenta que oficializa sua viagem e permite que você entre em diversos países.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos primeiros passos para uma viagem internacional é a documentação. Saber como tirar o passaporte é essencial para quem deseja viajar ao exterior. A maioria dos países requer o documento, portanto é importante se programar com antecedência.

Essa é a ferramenta que oficializa sua viagem e permite que você entre e saia de outros países. Tire suas dúvidas e confira o passo a passo de como fazer o passaporte e cair no mundo!

como tirar o passaporte mulher esperando para viajar

Como tirar o passaporte em 6 passos

O passaporte é emitido pela Polícia Federal e tem validade de cinco anos. Os procedimentos a seguir são válidos para maiores de 18 anos.

Passo 1: Separar a documentação

Para tirar o passaporte, é necessário ter em mãos e em bom estado a carteira de identidade ou outro documento com foto. Valem a carteira de motorista, a carteira de trabalho e a identidade militar, por exemplo. Se houve mudança de nome por casamento ou divórcio, é preciso apresentar os documentos originais.

Além disso, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) original é essencial. Lembre-se que muitos documentos já contêm o CPF. O comprovante também pode ser impresso por meio do site da Receita Federal.

Seu título de eleitor e o comprovante da última votação serão necessários. Caso você tenha perdido o comprovante, vá até a Justiça Eleitoral e peça a comprovação. Homens devem separar documento de quitação do serviço militar. Não esqueça também de apresentar seu passaporte anterior, caso tiver.

Por último, o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) também é necessário. No terceiro passo, você irá aprender como obter esse documento.

Passo 2: Preencher o formulário

Vá ao site da Polícia Federal e preencha o formulário disponível com todos os seus dados referentes aos documentos citados acima. Ao chegar na última etapa, você deve escolher o posto da Polícia Federal onde vai comparecer para continuar o processo.

Saiba Mais
Viajar sozinho tem vantagens: Confira dicas para se aventurar
Bolsas de estudo são o empurrãozinho que falta para viajar ao exterior
Invista no romance: 5 lugares para viajar a dois

Para finalizar, clique em “Enviar” e você verá a confirmação de solicitação e o boleto para pagamento na próxima tela. Imprima os dois documentos para validar seu pedido.

Passo 3: Pagar a taxa GRU

É possível pagar a taxa de solicitação do passaporte em qualquer agência bancária. Além disso, pode-se efetuar pagamento online. Cheques não são aceitos. O valor para tirar o passaporte pela primeira vez gira em torno de 160 reais.

Passo 4: Fazer o agendamento

Após pagar a taxa GRU, você precisa verificar se o posto da Polícia Federal que você escolheu requer agendamento. Se esse for o caso, vá ao site da Polícia Federal, preencha os dados e selecione a opção “Agendar atendimento”. Escolha o dia e o horário de sua preferência e imprima o agendamento.

Passo 5: Comparecer ao posto da Polícia Federal

Vá ao posto da Polícia Federal no dia e horário agendados, com os documentos solicitados e o boleto da taxa GRU pago. A foto para o passaporte é tirada no próprio posto, no dia do agendamento. Sua documentação será conferida e suas digitais, colhidas.

Passo 6: Buscar o passaporte

Ao fim do atendimento, você receberá um protocolo indicando o dia e horário para retirar o passaporte no mesmo posto da Polícia Federal. Apenas o titular pode retirar o documento com o protocolo e sua carteira de identidade.

A Polícia Federal alerta que passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 dias são cancelados.

Destinos internacionais que não exigem passaporte

Desde 2008, é possível viajar para os países do Mercosul apenas com a carteira de identidade, desde que tenha uma foto recente e data de expedição com menos de dez anos. Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela são os países que aceitam viajantes sem passaporte.

É importante ressaltar que, além do passaporte, apenas o RG é aceito. Ou seja, carteira profissional ou de habilitação não são documentos válidos para viajar.

Pretende viajar para fora nas próximas férias? Qual será o destino? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de bem-estar e qualidade de vida.

TAGS
viagem ao exterior
documentação
viajar
documentos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ