Qualidade de Vida

10/01/2016 06:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:21

Passeios em SP garantem saúde e diversão na terceira idade

Em menos de 20 anos, é estimado que a população de idosos dobre na capital paulista.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em menos de 20 anos, é estimado que a população de idosos em São Paulo (SP) dobre. Segundo uma pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o ritmo acelerado de envelhecimento na cidade se deve também à redução da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida na capital. Aproveite os passeios em SP para desfrutar a vida na grande metrópole com saúde e bem-estar.

Acidade possui uma variedade de atrações, espaços culturais e uma agenda repleta de atividades para quem não quer ficar parado na melhor idade. Confira um guia e aproveite passeios em São Paulo, curtindo a cidade ao máximo.

Dicas de passeios em SP

Mesmo com os diversos descontos para aqueles que já completaram 60 anos, a programação não pode ser chata ou sem graça. São Paulo tem atividades para esse público, desde ambientes ao ar livre até fundações, museus e espaços de exposições.

Pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, realizaram um estudo no qual descobriram que o hábito de se exercitar pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. Os passeios em São Paulo são uma forma de conhecer melhor a cidade e, quando combinados a uma caminhada ou corrida, ajudam a proporcionar bem-estar e saúde.

No Parque Ibirapuera, é possível aproveitar o espaço para caminhar, correr ou mesmo passear em meio às arvores, trilhas e fontes. São 13 quadras esportivas, além de ciclovia e playgrounds. Dentro do ambiente, ainda é possível visitar o Museu de Arte Moderna (MAM), o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês, o Viveiro e a Oca, espaço de exposições projetado por Oscar Niemeyer.

Passeios em São Paulo no Parque Ibirapuera

Existem também vários outros parques na cidade, como o Villa-Lobos, na zona Oeste, e o Parque do Povo, na zona Sul, onde é possível desfrutar de momentos com a família ou se exercitar. Outro local ao ar livre é a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, onde é possível passear pelos bosques e visitar um acervo de pinturas antigas e artefatos dos séculos XVII e XVIII.

Espaços culturais são dica de passeio em SP

Teatros, memoriais e bibliotecas também são lugares especiais, onde a terceira idade pode aproveitar o ritmo da cidade para aprender um pouco mais sobre a história e a cultura através de passeios em São Paulo.

Theatro Municipal de São Paulo

Cenário para balés, óperas e apresentações de teatro, esse espaço possui uma programação anual repleta de cultura a preços acessíveis. A Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental, o Balé da Cidade e os Corais Lírico e Paulistano são atrações fixas e que variam de preço.

Memorial da América Latina

Para quem se interessa pela história da América Latina, esse memorial oferece um espaço para apreciar as manifestações latino-americanas, integrando cultura, política, economia e sociedade.

No local, está localizada a Praça Cívica, o Salão de Atos Tiradentes, o Auditório Simon Bolívar, a Biblioteca Latino-americana e o Pavilhão da Criatividade Popular Darcy Ribeiro. Todos os espaços celebram a cultura da América Latina.

Locais religiosos

Existem diversos lugares de cultura religiosa para incluir nos seus passeios em São Paulo. Entre eles, os mais visitados são o Mosteiro de São Bento e a Catedral da Sé, igreja fundada em 1591 por povos indígenas.

E aí, gostou das dicas de passeios em SP para aproveitar a terceira idade com muito bem-estar e saúde? Compartilhe.

TAGS
bem-estar
qualidade de vida
terceira idade
caminhadas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ