Qualidade de Vida

18/09/2014 08:25 - Atualizado em 26/11/2016 05:17

Para manter-se jovem: Veja 5 dicas para dar um drible na idade

Manter-se jovem depende de fatores como o sono, a alimentação e atividade física.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Envelhecer é uma das palavras que mais amedronta as pessoas. Conforme os anos passam e os sinais da idade começam a se pronunciar, começa uma corrida maluca em busca de métodos que possam sumir com as marcas indesejadas. Tudo isso seria mais fácil se a pessoa tivesse se preocupado em prevenir estes sinais com atitudes saudáveis, que ajudam a manter-se jovem por mais tempo.

A ciência ainda não inventou nenhuma fórmula mágica que garanta a longevidade e o rejuvenescimento duradouro. Portanto, é preciso cuidar dos seus hábitos diários. Quanto mais saúde você der ao seu corpo, melhor ele funcionará. Se você estimular a produção de colágeno de forma intensa, por exemplo, as chances de que sua pele se mantenha firme por mais tempo aumentam.

manter-se-jovem

Manter-se jovem por quê?

A juventude corporal não é uma questão apenas de estética, mas também de saúde. Não há como parar o tempo e barrar o envelhecimento cronológico e não é disso que as fórmulas para manter-se jovem tratam. Você precisa cuidar de si mesmo para que seu corpo continue trabalhando aos 50 anos de forma semelhante aquela com que trabalhava aos 30. E isso você consegue através das suas escolhas.

O corpo de uma pessoa que preza por manter-se jovem e possui uma rotina equilibrada tem menos chances de sofrer avarias e de ser atacado por doenças. É claro que as doses de determinados nutrientes precisam ser elevadas ao longo do tempo. O cálcio, por exemplo, precisa ser consumido de forma mais intensa a medida que você envelhece, para prevenir de forma eficaz a osteoporose.

Como manter-se jovem

1- Durma bem

Ao que tudo indica, o sono pode ser o maior aliado da beleza. A médica Silvana Macedo, especialista em Envelhecimento Saudável, diz que o sono profundo ajuda quem quer manter-se jovem a rejuvenescer. “É durante o sono profundo, sob ação da melatonina (hormônio da pineal) que liberamos o poderoso GH, o famoso hormônio do crescimento, que regenera pele, músculos, articulações e remodela o corpo”, explica.

2 - Alimentação

Para a Dra. Silvana Macedo, alimento é remédio, por isso, cuide muito bem daquilo que você ingere. Para cuidar do corpo come frutas ricas em vitamina C. Quando o assunto é a pele invista na romã, uma frutinha poderosa que estimula a produção de colágeno e dificulta a temida flacidez e a formação das rugas.

manter-se-jovem

3 - Evite o estresse

Você já sabia que o estresse faz mal para o coração, para seu sistema nervoso e muitas outras partes, mas sabia que ele também envelhece? Isso acontece porque quando passamos por crises de estresse nosso corpo libera algumas substâncias no sangue que são capazes de diminuir a firmeza da pele e formar rugas e marcas de expressão de forma instantânea.

manter-se-jovem4 - Atividade física

Mantenha-se em movimento, essa é a regra para que os anos passem sem que você sofra com isso. “É indispensável para mantermos o corpo definido, ereto, músculos firmes, articulações flexíveis, bom condicionamento cardiocirculatório e a perfeita perfusão dos órgãos. Nenhuma cirurgia plástica ou remédio para rejuvenescer fará o mesmo efeito”, diz Silvana.

5 - Aceitação

Entenda que envelhecer não é uma escolha, é um processo natural pelo qual você precisa passar, você só precisa decidir como vai fazer isso. Tratamentos estéticos radicais não lhe ajudarão a manter-se jovem e certamente irão prejudicar a sua saúde. Não queira aparentar menos idade, apenas busque ter a melhor saúde e a melhor aparência que a sua idade permitir.

E aí, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
envelhecimento precoce
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ