Qualidade de Vida

24/02/2015 06:38 - Atualizado em 05/12/2016 08:59

Os novos 30: Conheça os desafios e os desejos da mulher de 40

Maturidade e autoconfiança são algumas vantagens da mulher de 40 anos ou mais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O perfil da mulher de 40 anos mudou. Se, há algumas décadas, essa idade representava o envelhecimento e o fim do período fértil, hoje em dia é um marco de amadurecimento e liberdade. Nessa fase, as responsabilidades das mulheres mudam. Sua visão de mundo, também.

mulher de 40

O que diferencia a mulher de 40

A mulher de 40 é um símbolo da independência feminina. Nessa idade, as responsabilidades são outras e os objetivos, também. Ela já teve filhos, tem uma vida emocional resolvida, já completou seus estudos, deu início a uma carreira e, vendo que deu conta de tudo isso, começa a confiar mais em si mesma. O grande trunfo feminino, aos 40 anos, é a autoconfiança.

Quando chega nessa idade, a mulher traça novos planos para si. É como se os 40 anos fossem um marco que dividisse duas fases completamente diferentes. Se até então o foco era construir uma base, a partir dali o objetivo é usufruir daquilo que foi conquistado.

Isso significa ter mais tempo para cuidar de si mesma, dedicar-se mais a pequenos projetos que ficaram esquecidos e realizar atividades que foram deixadas para depois.

O que diferencia a mulher de 40 das demais é o fato de já ter visto de tudo um pouco na vida e ainda assim permanecer jovem. Roberto Carlos já imortalizou essa fase feminina em uma de suas mais famosas canções. Para ele, essa mulher tem um “olhar de quem sabe um pouco da vida”, é “cheia de coragem” e “sabe o que quer”.

Sem tantos receios a respeito da própria imagem diante dos demais, essas mulheres se arriscam mais. Têm um desejo mais intenso de realizar os sonhos que ainda não conseguiram. Prova disso é que as mulheres costumam ter mais destaque profissional aos 40 anos.

Fernanda Takai é um dos exemplos de mulheres que chegaram ao ápice da carreira nessa idade. Embora tenha conseguido sucesso com a banda Pato Fu, foi aos 40 que ela ganhou mais destaque como cantora e musicista. Ela lançou sua carreira solo ao se aproximar dos 40 anos e começou a fazer parcerias musicais ousadas, que lhe renderam reconhecimento internacional.

Maria Fernanda Cândido é outro exemplo. Com quatro décadas vividas, a atriz sabe muito bem o que quer para a família e para a carreira. Ela já declarou que cria os filhos sem babá e prefere não fazer novelas para ter mais tempo para os compromissos pessoais. Seus trabalhos na TV são selecionados com critério.

Os desafios da mulher de 40

Mas a mulher de 40 também encontra diversos obstáculos que se opõem às tentativas de ousar. Um deles é o mesmo fator que lhe garante estabilidade e autoconfiança: ela já possui uma vida estruturada.

É mais difícil aceitar propostas inovadoras quando há responsabilidades com um filho ou um marido. Ela também tem uma imagem construída no meio profissional e mudá-la não é tarefa fácil.

A comodidade é a maior inimiga. Para atingir novos patamares nessa idade, é preciso quebrar conceitos e paradigmas que já estão arraigados à personalidade da pessoa. É necessário modificar a imagem que os outros construíram a respeito dela. Sair da zona de conforto é palavra de ordem.

E você, conhece uma mulher de 40 poderosa? Conte para nós!  E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
maturidade
vida profissional
família
personalidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ