Qualidade de Vida

09/05/2015 10:23 - Atualizado em 01/12/2016 10:04

Organização da casa contribui para o seu bem-estar

Pesquisa mostra que falta de organização pode desencadear estresse e baixa produtividade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já teve aquela sensação de que tudo está fora de ordem? Sua vida pode estar tão caótica porque a organização da casa não está em dia. Quando mantém tudo organizado, você ganha maior disposição e consegue aumentar a produtividade, pois sobre tempo para investir em novos projetos e manter um ambiente tranquilo e favorável ao trabalho.

Além disso, deixar a casa organizada dinamiza a vida. Quando você sabe onde está cada objeto e transita por um local em ordem, realiza as funções cotidianas rapidamente e de forma ágil. Dessa forma, além de conseguir realizar o trabalho, fica com a sensação de dever cumprido e bem-estar. Saiba por que você deve priorizar a organização da casa.

Bagunça X Estresse

A bagunça é um fator que desencadeia o estresse porque você gasta muito mais energia para se encontrar em meio ao caos da casa. Além de não conseguir fazer o que deveria, você se sente sobrecarregado de tarefas e sem paciência para realizá-las.

organizacao da casa

Mantendo a organização da casa, a vida também fica mais prática e você consegue driblar as situações do dia a dia simplesmente por saber onde está cada item. Dessa forma, perde menos tempo e gasta menos energia na realização das tarefas diárias, diminuindo o estresse.

O ambiente é reflexo de como você está se sentindo. Os especialistas garantem que muito do que está ao nosso redor no exterior expressa um pouco de como estamos no interior. Ou seja, bagunça indica bagunça. Se deixar tudo em ordem na casa, fica mais fácil organizar também os problemas pessoais.

Por que manter a organização da casa?

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o excesso de “poluição visual”, como a provocada pela bagunça, atrapalha a nossa capacidade de foco, de prestar atenção em uma única atividade.

Dessa forma, se não mantemos a organização da casa, tendemos a ficar, literalmente, perdidos dentro do próprio lar, o que afeta diretamente a produtividade.

A pesquisa feita entre o Departamento de Psicologia e o Instituto de Neurociência de Princeton mostrou também que um ambiente desorganizado limita a capacidade cerebral de processar informações e registrá-las na memória. Essa desordem, então, levaria a distração, irritação e estresse, tanto dentro de casa quanto no ambiente de trabalho.

Para manter a organização da casa e garantir mais tempo para aproveitar a vida com qualidade, você precisa desenvolver hábitos de gestão do lar.

- Sempre que sair de algum ambiente da casa, verifique se algo está fora de ordem. Se estiver, coloque de volta no lugar.

- Todos os dias, tire 20 minutos para percorrer os cômodos recolhendo o lixo e colocando os objetos em ordem. Isso inclui lavar a louça, varrer, arrumar as camas e organizar os ambientes.

- Leve o que estiver quebrado para o conserto, devolva o que pegou emprestado, feche os armários que abriu e guarde o que tirou do lugar.

- Todas as semanas, veja se existem lâmpadas queimadas, torneiras com problemas, móveis quebrados ou outros reparos domésticos a serem feitos. Faça-os o quanto antes para não chegar em casa todos os dias e tentar ligar um aparelho que já pifou.

Tem mais alguma sugestão para a organização da casa? Comente aqui! E não esqueça que o Vivo Mais Saudável sempre traz novidades para sua qualidade de vida.

TAGS
decoração
casa
produtividade
estresse

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ