Qualidade de Vida

24/06/2014 09:00 - Atualizado em 26/11/2016 09:11

Não é mito: pilates emagrece mesmo

Pilates emagrece por tonificar músculos e acelerar metabolismo.

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Redação

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Pilates emagrece? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que pensam em praticar essa modalidade de atividade física. Na verdade, o objetivo do exercício não é esse, mas, ao trabalhar grandes músculos do corpo e acelerar o metabolismo, o pilates de fato aumenta a queima calórica e favorece a boa forma. Sim, pilates emagrece.

Por que o pilates emagrece

Foto: Shutterstock

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Método de controle muscular criado na década de 1920, o pilates não é uma atividade cardiovascular. Muitos dos exercícios são executados com a pessoa deitada e previnem problemas na coluna vertebral. Por isso, muita gente se questiona se de fato a atividade é recomendada para a perda de peso. Embora essa meta não norteie a modalidade, o pilates emagrece principalmente por quatro motivos:

1 - Tonifica e trabalha os músculos do corpo, o que aumenta a massa muscular e acelera a taxa de metabolismo e a queima calórica ao longo do dia inteiro.

2 - Uma aula pode queimar mais de 500 calorias. Depende da intensidade, do praticante e do tipo de exercícios.

3 - A prática controla a ansiedade, a principal vilã de qualquer dieta. Amparada por essa proposta integral, de aprimoramento da saúde física e mental, a perda de peso pode não decorrer apenas do número de calorias gastas durante o exercício.

4 - O pilates exercita o alongamento e postura do indivíduo. Parece insignificante, mas andar por aí com a coluna ereta e a postura adequada eleva a autoestima e favorece o bem-estar.

Pilates emagrece: passo a passo

Mais Músculos

Ao criar massa muscular o pilates aumenta o potencial de queima de calorias, e, portanto, o pilates pode levar a uma rápida perda de peso. A atividade é um treinamento de força, pois trabalha com resistência. Assim, o incremento da massa muscular gera aceleração da taxa de metabolismo.

Melhor postura e aparência

Ao ter uma melhor postura através do pilates, você terá tonificado, além do seu abdominal, o seu centro de força. Os trabalhos são realizados com o alinhamento apropriado e toda uma atenção à postura. O resultado disso é o alinhamento da coluna vertebral, uma melhor circulação e a melhora no fluxo linfático e o aumento da resistência dos músculos ao longo da coluna vertebral. O pilates emagrece quando os músculos da coluna vertebral estão tonificados, contribuindo para a perda de peso PR intermédio do aumento do metabolismo. 

Fortalecimento

Pilates se propõe a exercitar a força do núcleo (Core), e seus benefícios seguem muito além de um abdômen definido. Essa atividade estimula as pessoas a usarem seus músculos abdominais de forma adequada e a recrutar a parede abdominal em vez de deixá-la distender. O fortalecimento do núcleo do seu corpo também previne lesões, melhora a postura, reduz a dor lombar e até mesmo promove a função intestinal adequada.

Exercícios cardiorrespiratórios

Você poderá ter uma melhor resultado se combinar os benefícios do pilates a um treinamento aeróbico simples. Pode ser uma caminhada de 30 a 40 minutos três ou quatro vezes por semana - suficiente para completar a queima de calorias necessária para o emagrecimento. 

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