Qualidade de Vida

24/02/2015 06:42 - Atualizado em 28/11/2016 04:01

Mulheres na terceira idade sabem aproveitar a vida

Sem compromissos profissionais ou familiares, sobra mais tempo para aproveitar a vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A terceira idade já foi sinônimo de velhice e sedentarismo. Hoje, porém, as mulheres nessa fase dão exemplo de como aproveitar a vida intensamente. Livres dos compromissos profissionais e das responsabilidades com filhos, elas têm mais mais tempo e liberdade para realizar as atividades que lhes dão prazer.

aproveitar a vida

Nova terceira idade sabe aproveitar a vida

Cuidados maiores com a saúde são um fator que explica o aumento na expectativa de vida da população. Com mais pessoas idosas e ativas, modificou-se o tratamento dado à terceira idade. As oportunidades e projetos destinados a esse público crescem significativamente e fazem da população idosa um exemplo de como aproveitar a vida.

Com a proximidade do fim da vida, a forma com que as pessoas encaram a realidade muda muito, depois dos 60 anos. A vontade de viver intensamente aumenta.

Os filhos já estão criados e não dependem mais dos pais. Aposentadas, as mulheres idosas precisam encontrar um meio de ocupar o seu tempo e se manterem produtivas. Vem daí a importância de estar em contato com novas pessoas e aprender constantemente.

Já se foi o tempo em que as avós ficavam em casa cuidando dos netos, cozinhando guloseimas e tricotando. Hoje elas participam de atividades musicais, projetos sociais em que partilham suas experiências com crianças e adolescentes, viajam para outros países, praticam esportes e se mantêm mais ativas que muitos jovens.

A receita das idosas para aproveitar a vida

É muito comum que, com a chegada da terceira idade, as mulheres comecem a desenvolver sintomas de depressão. Manter-se ativa faz a diferença. Produzindo e estando em contato com outras pessoas, a mulher diminui os riscos de surgimento dessas complicações.

Aproveitar a vida é, acima de tudo, envolver-se em projetos que façam a pessoa feliz e completa. É realizar atividades que antes não eram possíveis. As viagens são a opção mais escolhida por muitas senhoras. Elas passaram boa parte da vida se dedicando à casa e não tiveram a liberdade e a oportunidade de conhecer lugares distantes.

As atividades físicas também são aliadas do corpo e da mente. Elas melhoram as condições de saúde, diminuindo a pressão arterial e as dores musculares e nas articulações, tão comuns nessa fase. Sem essas complicações, as idosas se sentem mais dispostas. Sentir-se bem consigo mesma também é aproveitar a vida.

Em projetos sociais que unem gerações, jovens e idosos ensinam um ao outro seu jeito de viver. As mais velhas podem passar lições e conhecimentos que meninas mais jovens ainda não experimentaram. Em contrapartida, crianças e adolescentes têm conhecimento de uma realidade atual, mais dinâmica e tecnológica, que as idosas têm a oportunidade de aprender.

E você? Como você faz para aproveitar a vida? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
terceira idade
atividade física
turismo
projetos sociais

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ