Qualidade de Vida

16/03/2016 10:00 - Atualizado em 26/10/2016 02:28

Mudanças climáticas são uma realidade. E agora?

Atitudes conscientes podem combater os impactos das mudanças climáticas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você acompanha os noticiários ou mesmo assistiu ao discurso de Leonardo DiCaprio ao vencer o Oscar de Melhor Ator este ano, sabe que as mudanças climáticas estão assustando o mundo. Parece que a fala do protagonista de O Regresso, ao dizer que “devemos apoiar líderes que não falem por grandes empresas, mas pela humanidade”, vem em um momento oportuno.

Em 16 de março, celebra-se o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, chamando atenção para esse tema que diz respeito a todos os habitantes do planeta. O que DiCaprio trouxe ao evento, transmitido ao mundo inteiro, deve ser exercido por nós, trabalhando coletivamente para que o futuro não seja comprometido pela ganância. Saiba como isso é possível.

globo terrestre derretendo, simbolizando mudanças climáticas

Efeitos das mudanças climáticas

Todos nós sofremos com as mudanças climáticas, mas também somos os causadores delas. Para que os impactos sejam reduzidos, é preciso modificar os hábitos cotidianos. Entre os principais problemas que desencadeiam o desequilíbrio na natureza, está a emissão de gases causadores do efeito estufa, além do descarte incorreto de materiais.

Com o aumento da presença dos gases prejudiciais na atmosfera, a exemplo do dióxido de carbono (CO2), que é o principal agente do aquecimento global, as mudanças do clima têm feito as estações perderem suas características. Assim, é possível sentir calor no inverno e frio no verão.

De acordo com levantamentos de 2013 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), a ação do homem aumentou esse impacto, principalmente em função da queima de combustíveis fósseis na produção de energia. Somadas ao desmatamento, essas alterações elevam a temperatura do planeta.

Além dos danos ambientais, a mudança do clima provoca uma perda de fauna e flora, desgastando os recursos naturais. O mar aumenta de nível, graças ao derretimento das geleiras e das calotas polares, incidindo mais severamente na formação de tempestades e períodos de seca. Além disso, a temperatura global média já se elevou 0,8 grau, de acordo com o IPCC.

Combatendo os prejuízos

A conscientização é a principal forma de combater as mudanças climáticas. O primeiro passo é introduzir a ideia de sustentabilidade, mostrando que é possível reaproveitar materiais e diminuir a exploração de recursos naturais.

Atitudes conscientes tomadas agora podem garantir um futuro com água potável e ar limpo. Do contrário, o destino do meio ambiente pode se tornar trágico e irreversível. Veja algumas dicas para deixar o planeta melhor e amenizar o impacto das mudanças climáticas.

Poupe água

Desperdiçar água é como deixar a vida escorrer pelo ralo. Principal fonte de vitalidade e de hidratação do organismo, a água é um recurso não renovável, que não pode ser reciclado. Por isso, evite utilizá-la para lavagem de calçadas e carros, aproveitando o líquido já descartado do banho ou da lavagem de roupas, por exemplo.

Tenha atenção ao descarte

O lixo jogado na rua entope bueiros, suja as calçadas e contamina a água e o solo. Além disso, muitos dos materiais descartados podem ser reutilizados, como é o caso das garrafas, do plástico PET, dos copos descartáveis e dos vidros. Use sua criatividade ou doe esses materiais a cooperativas de reciclagem, evitando prejuízos ao meio ambiente.

Economize energia

Existem dois ganhos principais para quem poupa energia. Um é sentido diretamente no bolso, com a redução do valor da conta de luz. O outro é da natureza, pois a atitude reduz o impacto ambiental ao exigir menos do vento e da água para a produção.

Você tem feito sua parte? Como? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
natureza
sustentabilidade
aquecimento global
IPCC

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ