Qualidade de Vida

11/12/2015 03:03 - Atualizado em 29/11/2016 09:16

Massagem nos pés alivia o peso de um dia de trabalho

Você pode tanto fazer em casa quanto contar com a ajuda de um profissional.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sabe quando você tira os sapatos após uma longa jornada de trabalho e sente aquele alívio? Pois a sensação pode ser ainda melhor com uma relaxante massagem nos pés. Além de amenizar o cansaço, a técnica também ajuda a diminuir as dores da região.

O melhor é que você pode tanto contar com ajuda profissional quanto fazer a massagem em casa. Confira a seguir as dicas de um massoterapeuta para melhorar e sua qualidade de vida e se livrar do incômodo nos pezinhos.

pessoa recebendo massagem nos pés

Por que fazer massagem nos pés

São muitas as vantagens de uma massagem nos pés. Quem explica é o massoterapeuta e professor de massagem terapêutica Ismael Fischer. “A massagem permite parar por alguns instantes para desfrutar dessa sensação gostosa”, comenta. Além do prazer e do relaxamento, a atividade também proporciona bem-estar psíquico.

Segundo o massoterapeuta, a técnica também pode ser usada para tratamentos específicos de patologias localizadas nos pés, como uma fasceíte plantar ou tensões nos músculos da região. “Os pés suportam nosso peso praticamente o tempo todo. Nada melhor do que lhes dar descanso e relaxamento”, recomenda.

“Geralmente, as pessoas buscam a massagem quando já não suportam o cansaço ou as dores”, alerta Fischer. Por isso, é importante evitar que uma mera sensação ruim se transforme em uma situação insuportável.

Separe alguns momentos do seu dia para relaxar. Coloque uma música tranquila, diminua as luzes e aposte na automassagem.

Para um simples relaxamento diário, faça movimentos circulares por todo o pé com as mãos ou com uma bola de tênis. Se quiser, espalhe o creme hidratante de sua preferência. Ele irá facilitar o deslizamento, garantindo um resultado mais efetivo. Óleos também podem ser uma boa alternativa.

Saiba Mais
Pinda sweda renova a pele e trata sequelas de AVC
Massagem: descubra a mais indicada para o seu problema
Mantras ajudam a relaxar o corpo e a mente

Agora, lembre-se que dores mais específicas e duradouras devem ser tratadas por um profissional. Procure um ortopedista ou outro especialista capaz de identificar os seus sintomas e tratá-los de forma adequada. “Ele vai saber detectar melhor os problemas e ir mais fundo no tratamento”, comenta Fischer.

Reflexologia é aliada no relaxamento

A reflexologia é o estudo das delimitações das chamadas áreas reflexas do corpo humano. Ela estimula algumas áreas para o relaxamento e alívio de dores. Com forte influência das medicinas tradicionais orientais, essa técnica não tem comprovação científica, mas muitas pessoas se beneficiam dos seus efeitos terapêuticos.

“Ainda que exista essa dúvida quanto à eficácia do tratamento de zonas reflexas através dos pés ou das mãos, qualquer pessoa sai extremamente relaxada de uma sessão de 40 minutos de massagem nessas regiões”, garante Fischer.

Que tal experimentar uma massagem nos pés esta noite? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas para o seu bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
reflexologia
automassagem
relaxamento
dores

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ