Qualidade de Vida

26/03/2015 08:42 - Atualizado em 29/11/2016 01:34

Massagem: descubra a mais indicada para o seu problema

De diminuição do estresse à reabilitação motora, massagens trazem muitos benefícios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A ideia geralmente está associada ao relaxamento. Porém, este conceito não é restrito apenas a fins terapêuticos, mas também relacionado à reabilitação. E não é preciso ir até uma clínica ou um spa: há cadeiras de massagem nos shoppings, nos hospitais e até mesmo em aeroportos.

As finalidades podem ser das mais variadas, seja você um atleta lesionado ou uma pessoa em busca de momentos tranquilos. Quer saber mais sobre os diferentes tipos de massagem? Confira.

massagem

Massagem sueca

Trata-se de uma forma suave de massagem, que utiliza movimentos circulares profundos e longos. O objetivo é ajudar a relaxar e energizar o corpo.

Massagem profunda

Esta técnica utiliza movimentos lentos e fortes para atingir as camadas mais profundas dos tecidos muscular e conjuntivo. A finalidade é ajudar a amenizar as dores provenientes de lesões musculares.

Massagem desportiva

Voltada especialmente para atletas, essa massagem tem fins de prevenção. Os benefícios incluem o relaxamento da musculatura e a melhora da circulação do sangue e da oxigenação das células. Assim, o atleta é capaz de recuperar seus grupos musculares mais rapidamente e prevenir lesões.

Recuperação com massoterapia

O termo massoterapia, como o próprio nome sugere, consiste no tratamento ou terapia com massagens. O massoterapeuta, profissional qualificado para tratar os pacientes, pode praticar diferentes técnicas, de acordo com a necessidade e o diagnóstico de cada pessoa.

Os benefícios da massoterapia vão desde o controle do estresse e da tensão até a possibilidade de diminuir dores musculares, controlar a dor - no caso de pessoas que passem por cirurgias ou que necessitem de reabilitação motora e muscular -, eliminar traumas físicos e melhorar a circulação sanguínea e a flexibilidade.

Técnicas de massagem

As massagens estão sendo cada vez mais aprimoradas e difundidas, de modo que novas técnicas surgem frequentemente. Por isso, é interessante conhecer alguns dos tratamentos oferecidos em clínicas médicas e estéticas. Conheça algumas:

Reflexologia podal

Essa é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.

Shiatsu

O principal objetivo do shiatsu é manter ou estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções. De origem chinesa, tem a proposta de equilibrar os pontos dos meridianos, que são os canais de energia que percorrem o corpo.

Além de trazer bem-estar, essa técnica ajuda no combate à insônia e à ansiedade, melhora a circulação sanguínea e alivia a dor causada por contratura e má postura.

Ayurvédica

Estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas nos tecidos do corpo. O terapeuta utiliza mãos, cotovelos e pés. O resultado é realinhamento postural, alívio de tensões - inclusive crônicas - e o fortalecimento do sistema imunológico.

Drenagem linfática

Tem por objetivo estimular o sistema linfático, uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo. Com isso, ele passa a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquidos, a ativação da circulação sanguínea, o combate à celulite e até mesmo o relaxamento corporal.

Descobriu qual técnica de massagem é a melhor para você? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
massoterapia
drenagem linfática
shiatsu
tipos de massagem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ