Qualidade de Vida

01/04/2015 11:19 - Atualizado em 07/12/2016 02:39

Livro de colorir para adultos ajuda a relaxar

Pintar estimula o cérebro e a concentração, desligando a mente dos problemas cotidianos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não são apenas as crianças que podem "pintar o 7". O livro de colorir para adultos já é uma realidade, e o melhor de tudo é que vem com ilustrações próprias para a idade, funcionando como uma espécie de terapia. Elaboradas com o objetivo principal de combater o estresse, essas publicações já estão disponíveis no Brasil.

Em 2014, os livros foram um sucesso na Europa. Mais de 250 mil exemplares foram vendidos apenas no Reino Unido. As editoras vêm apostando cada vez nesse nicho do mercado literário, que está sendo adaptado para inúmeros países. Conheça os benefícios do livro de colorir para adultos e saiba por que adquirir o seu.

livro de colorir para adultos

Estresse combatido com lápis de cor

Pintar livros sempre foi uma atividade para entreter crianças, mas agora produtos destinados aos adultos permitem que eles também aproveitem os benefícios. No mercado editorial, as palavras “antiestresse” e “arte-terapia” despertam a atenção dos consumidores que buscam uma válvula de escape para a rotina cansativa.

Os desenhos dos livros de colorir para adultos são mais complexos que os das publicações infantis. Um dos mais famosos, chamado "Jardim Secreto: Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse", de Johanna Basford, é um dos maiores sucessos internacionais. O livro é repleto de gravuras de plantas, que ganham vida com os lápis de cor de quem pinta.

O estresse do dia a dia é combatido porque, ao pintarmos, nossa cabeça esquece os problemas que estamos vivendo. A saúde mental é melhorada, porque a pintura proporciona uma capacidade maior de concentração, fazendo com que nosso foco permaneça ativo e centrado.

No cérebro, o hemisfério esquerdo fica responsável pelas tarefas lógicas, enquanto o direito desenvolve a imaginação e a criatividade. Ambos trabalham juntos, quando se desenvolve a pintura. Para lidar com a ansiedade de forma saudável, o livro de colorir para adultos se mostra uma excelente atividade que relaxa e estimula as capacidades cerebrais.

O que faz o sucesso do livro de colorir para adultos?

A Europa está repleta de pessoas que sofrem de estresse. Os motivos vão desde problemas familiares até a rotina desgastante de trabalho. É por isso que lá se iniciou a popularização desse tipo de livros.

Na França, as publicações para colorir chegaram às listas de mais vendidos. No país, o nicho é grande, oferecendo livros com temáticas de cupcakes, florais, animais, grafites, mandalas e figuras psicodélicas. No Reino Unido, o sucesso é igualmente grande e os livros mais exitosos são aqueles que oferecem imagens de famosos, como Beyoncé e Lady Gaga.

Segundo psicólogos que analisam esse fenômeno, o livro de colorir para adultos proporciona atividades que reconfortam, sossegam e dão prazer, aliviando as pressões da rotina. No tempo em que a pessoa se dedica a pintar, os problemas são substituídos por emoções edificantes, estimuladas pela capacidade de abrir novos pontos de vista e de reflexão interior.

Gostou da novidade? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir dicas de bem-estar e ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
livro de colorir
antiestresse
criatividade
concentração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ