Qualidade de Vida

04/01/2015 02:01 - Atualizado em 01/12/2016 11:05

Liderança no trabalho: Veja 5 exemplos de um bom chefe

Exercer a liderança com sabedoria é vital para o adequado funcionamento da equipe de trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ser chefe é uma tarefa carregada de responsabilidades. Manter uma postura exemplar e de liderança requer muito mais que competência, mas dimensão, conhecimento e organização sobre a equipe administrada.

Além disso, se reconhecer como parte do grupo e orientar os colegas com cordialidade e dedicação são qualidades que transparecem em uma conduta eficiente. Confira dicas que podem fazer você se mostrar um líder melhor.

lideranca

5 lições de liderança

1. Saiba usar bem as palavras

Uma atitude de líder requer palavras de segurança. O poder vem do verbo e da eloquência, por isso, direcionar bem os seus colegas requer conhecimento sobre as palavras. Demonstre capacidade decisiva e raciocínio rápido.

Não exija apenas um projeto finalizado, mas um trabalho interessado e bem completo. Evite dizer que precisa de algo “para agora”: utilize uma frase completa para indicar a necessidade imediata. Mostre que a atitude e a liderança residem na fala calma, concisa e coerente.

2. Vista-se como seus colegas

Fazer parte do time é ser parte do time. Não tente se destacar através das roupas, mudando um “padrão”. Os colegas se sentem incluídos na rotina de trabalho quando o chefe demonstra que é integrante do grupo.

Não ser o “cara de terno” dá a ideia de que poder e autoridade são parte de você e não impostos através da imagem. Ajuda muito saber tomar decisões sobre o figurino de trabalho.

É claro que você não irá a reuniões importantes vestindo chinelo e bermuda, mas saiba se ater a cada momento. Faça com que seu conhecimento, sabedoria e capacidade de liderança falem por si e não tenham necessidade de serem “mostrados”.

3. Sorria mesmo em situações adversas

O estresse não pode ser transparecido. Pelo menos não o tempo todo. Por isso, sorria sempre, mesmo quando a ansiedade e o caos tomarem conta. Não contamine o ambiente com preocupações.

Permanecer positivo, lidando com a pressão e os prazos apertados, é um sinal de liderança e de que você sabe contornar as situações mesmo quando elas não são favoráveis. Todos percebem quando o chefe mantém uma atitude firme e consistente.

4. Trate das questões de trabalho no trabalho

Mantenha uma rotina de trabalho dentro do trabalho. Solicitar reuniões, demandas e administrar funções fora do ambiente de convívio do grupo, ou seja, na empresa ou sede, mostra falta de organização. Você não precisa estar “mandando” o tempo todo. Fora do trabalho, seja você mesmo.

É claro que existem exceções, mas você não precisa ser aquele que não aprendeu que lugar de trabalhar não é em casa. Administre primeiro você para depois organizar os outros - no trabalho.

5. Saiba que liderança vem com honestidade

Seja você mesmo. Qualquer pessoa é capaz de fingir estar no comando, sair distribuindo ordens e organizando funcionários. Essa não é a dificuldade em exercer a liderança. Ter falsa autoridade e fingir que sabe muito são maneiras “corretas” de exercer um trabalho errado como chefe. É assim que você demonstra que não deveria estar no comando.

Mostre que você é humano, comete erros, tem falhas, defeitos e é você mesmo. Com um pouco de esforço, você faz diferença e dá bons exemplos aos demais.

Preparado para ser um líder exemplar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
chefia
motivação
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ