Qualidade de Vida

01/04/2015 05:15 - Atualizado em 23/11/2016 11:01

Lembre destas 9 dicas antes de visitar recém-nascidos

O bebê não deve ser acordado só para você tirar fotos com a criança no colo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A visita aos recém-nascidos é sinônimo de polêmica. Alguns papais e mamães, apesar de receptivos, não gostam de encontros demorados e de conversas muito animadas. É que, embora todos queiram conhecer a criança, esse é um momento muito complicado para a família.

Confira 11 dicas para não passar vergonha na hora de dar os parabéns pela chegada da cegonha.

recem-nascidos

Dicas para visitar recém-nascidos

1. Peça permissão

Antes de correr para a maternidade, ligue para algum familiar da mamãe. A visita, apesar de carinhosa, pode não ser muito agradável em alguns momentos. Caso a família rejeite o seu pedido, não fique chateado. Entenda que esse é um período delicado de descobertas e novidades.

2. Combine o horário

Jamais diga “vou dar uma passadinha”. Para evitar constrangimentos, marque um horário bom para todos. Lembre-se de evitar os períodos de almoço e jantar. O papai e a mamãe da vez com certeza estarão ocupados demais para preparar um banquete, certo?

3. Crianças? Não!

Os recém-nascidos podem reagir mal à agitação de outras crianças. Deixe os seus filhos na casa dos avós ou com amigos. Caso não tenha como, certifique-se de que os pequenos permanecerão em silêncio e obedientes o tempo todo.

4. Com saúde

Você está com alguma virose, resfriado ou indisposição? Esqueça a visita! Os recém-nascidos são frágeis e podem adoecer, também.

5. Sem perfume

Se você é fumante, deixe o cigarro em casa. Antes de sair, tome um bom banho e tente eliminar o cheiro forte dos cigarros. Os perfumes muito fortes também devem ser controlados.

6. Leve álcool em gel

O álcool em gel é o produto indicado para higienizar as mãos e carregar o pequeno sem medo - desde que os pais permitam, é claro.

7. Sem demora

Para não incomodar, fique apenas por alguns minutos. As visitas demoradas podem atrapalhar a rotina da família, que ainda está se habituando aos pedidos e às necessidades do recém-nascido.

8. Não acorde o bebê

Se o recém-nascido estiver dormindo, cuide para não acordá-lo. O bebê, assim como os pais, precisa de períodos de repouso absoluto. Enquanto estiver fazendo a visita, cuide para falar num tom baixo e seja delicado ao fazer carinho.

9. Não tire fotos

As fotos devem ser permitidas pelos pais. Jamais pegue seu celular e comece a fazer cliques. Antes de registrar o momento do primeiro encontro, pergunte para a mãe se você está liberado para fotografar. E evite o flash, pois a luz forte incomoda e pode prejudicar os recém-nascidos.

Agrados são bem-vindos

Ao visitar a família, leve uma lembrancinha. Mesmo que pequeno, esse gesto é delicado e demonstra que você se preocupa com o bem-estar dos amigos. A dica, mesmo que simples, é criar uma cesta personalizada com os principais produtos usados durante essa fase (fraldas, talco e pomadas para assaduras). Procure produtos não muito perfumados.

Gostou das dicas para visitar os bebês? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
bebês
pós-parto
cuidados com o bebê
visita

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ