Qualidade de Vida

10/06/2015 10:43 - Atualizado em 27/07/2016 10:01

Jogos de festa junina animam a família toda

Deixe as festas de junho mais divertidas com algumas brincadeiras tradicionais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os jogos de festa junina animam as celebrações a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Ideais para reunir a família toda, são tradições disseminadas ao redor do mundo.

Alguns deles, porém, são bastante brasileiros. A galera se diverte, vestida a caráter, para encenar o casamento caipira e a quadrilha. A cadeia, a pescaria e a boca do palhaço são outras opções, mais simples, que não exigem vestimentas especiais e garantem boas risadas.

Quer conhecer alguns jogos de festa junina e começar a brincadeira? Vamos lá!

Jogos de festa junina para a família

Casamento caipira

Uma mulher engravida e é obrigada pelos pais a se casar. Esse enredo dá origem ao casamento caipira, uma atividade junina que simula um enlace matrimonial numa espécie de esquete ou teatrinho. O noivo tenta fugir, mas o delegado o impede e leva-o para a cerimônia. Depois da celebração do casamento, começa a quadrilha.

A dança após a confirmação do casamento caipira faz parte dos jogos de festa junina. Na quadrilha, homens e mulheres dão os braços e um casal é selecionado para inventar os passos que os demais devem copiar. Geralmente, cada par vai se cumprimentando e se balançando em seus lugares.

Corrida de milho

No chão, são desenhadas duas linhas paralelas, uma longe da outra. Atrás de uma linha, é colocado um balde de grãos de milho. Na outra, ficam os participantes.

Em duplas, uma pessoa segura uma colher e a outra, um copo. Após um sinal, aquele com a colher corre até a bacia para encher seu talher com milho e depositar no copo do colega, que espera na linha. Vence quem encher o copo primeiro.

jogos de festa junina

Cadeia

Bastante comum entre os jogos de festa junina, a cadeia é montada em uma sala ou local isolado. Durante a festa, algumas pessoas decidem prender um amigo. O "felizardo" deve pagar uma prenda para ser solto. Cuidado para não criar intrigas familiares ou começar um conflito! A cadeia deve sempre ser uma forma de diversão saudável.

Brincadeiras para animar a criançada

Boca do palhaço

Um palhaço é pintado em um pedaço de madeira com um furo (a boca). Atrás do orifício, é colocada uma lixeira onde bolinhas serão arremessadas. Cada criança recebe cinco bolas para começar a brincadeira. Quem acertar mais dentro da boca do palhaço vence.

Pau-de-sebo

Típico da cultura nordestina, o pau-de-sebo é um dos jogos de festa junina considerados perigosos sem a supervisão de adultos. Um tronco de altura relativamente alta, preso firme ao chão, é colocado no centro de uma cama elástica. Passa-se gordura animal em toda a sua extensão. O propósito da brincadeira é agarrar um prêmio colocado no topo do mastro.

Pescaria

Peixinhos de cartolina são dispostos em uma piscina com areia. Com um barbante preso a uma vara, as crianças pescam os bichos. Lembre-se de colocar um clipe de papel aberto na ponta do fio, em forma de gancho. Quem pescar mais, ganha.

Qual desses jogos de festa junina é o mais divertido? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
são joão
brincadeiras
junho
festa caipira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ