Qualidade de Vida

27/09/2015 07:49 - Atualizado em 04/11/2016 12:06

Infográfico: Como aliviar o estresse em 6 passos

O Brasil é considerado o segundo país mais estressado do mundo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. De acordo com a pesquisa, de cada dez trabalhadores, três apresentam os sintomas da síndrome de burnout, caracterizada por esgotamento mental. E você, sabe como aliviar o estresse do dia a dia?

A sobrecarga de trabalho ou de outras tarefas do cotidiano, em alguns casos, não é identificada logo de cara. “Hoje em dia, as pessoas estão tão atarefadas que não notam que estão assumindo responsabilidades em excesso. Quando percebem, já estão em esgotamento”, afirma a psicóloga Mônica Fernanda Neukamp Wille.

Durante essa fase, é complicado retomar as atividades num ritmo mais lento ou se desligar de alguns compromissos já assumidos. "Também ocorre que, muitas vezes, as pessoas se recuperam de eventos de estresse, mas depois acabam voltando para o mesmo ritmo, o que torna mais difícil a recuperação”, lembra.

Saiba Mais
Identifique 12 sintomas de estresse e veja como combatê-los
Confecção de mosaico pode virar terapia antiestresse
Como controlar a ansiedade? Aprenda 10 dicas

De acordo com a psicóloga, os sintomas do estresse são variados. "São sinais que o organismo nos dá como pistas para que percebamos que algo não está de acordo e precisa de atenção", destaca. Eles podem envolver gripes, infecções, herpes, pressão alta, cansaço, perda ou ganho de peso, dores de cabeça, gastrites e úlceras.

É o seu caso? Então confira o infográfico e veja maneiras de evitar o esgotamento devido ao estresse.

Tem mais alguma dica para levar uma vida tranquila? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
burnout
relaxamento
estresse no trabalho
dia a dia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ