Qualidade de Vida

30/03/2015 04:32 - Atualizado em 02/01/2017 10:47

Identifique 12 sintomas de estresse e veja como combatê-los

Ansiedade, irritação, imunidade baixa e insônia são alguns dos sintomas do estresse.

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Redação

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Conhecido como a doença dos workaholics, o estresse começa a manifestar sinais quando a pessoa se sente esgotada e sem perspectivas de crescimento profissional. Para reconhecer o problema cedo e fugir dos terríveis sintomas de estresse, confira dicas para manter a tranquilidade todos os dias.

sintomas de estresse

Conheça 12 sintomas de estresse

1. Ansiedade

Angústia, nervosismo e preocupação exagerada não são normais. Se você não consegue relaxar, pode ser sinal de estresse.

2. Irritação

A irritação é clássica, entre os sintomas de estresse. O sujeito estressado se torna ranzinza e sem paciência, briga por besteira e acaba se desentendendo com amigos e familiares.

3. Problemas de concentração

Você tem dificuldade para atingir as metas de trabalho? O processo, que até então era fácil, hoje vem se tornando um grande problema? Atenção: seu sinal amarelo está aceso.

4. Desorganização

O quarto, a cozinha e o escritório começam a representar o sentimento de frustração. Com isso, roupas, papéis e panelas ficam espalhadas por todos os cantos.

5. Erros no trabalho

Os erros no trabalho e vida pessoal começam a se tornar frequentes. Você, que está com problemas de concentração, não consegue evitá-los e se sente ainda mais estressado por conta disso.

6. Imunidade baixa

A sua saúde de ferro está afetada e você anda colecionando gripes, dores de garganta e infecções urinárias? Também é sinal desse mal.

7. Alergias

Você começou a notar os clássicos sintomas de estresse e verificou o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo? Essas lesões, chamadas de alergias nervosas, são desconfortáveis e necessitam de cuidados com dermatologistas.

8. Insônia

Durante a noite, mesmo cansado, o estressado nunca consegue se desligar.

9. Tensão muscular

Durante as crises de estresse, a pessoa sente os músculos tensos. Para relaxar, ela precisa largar tudo o que está fazendo e, na maioria das vezes, deixa trabalhos importantes para trás.

10. Suor descontrolado

Em certos momentos do dia, o corpo fica quente e começa a suar além do normal.

11. Dor de cabeça

A dor de cabeça é recorrente e não se pode mais controlá-la com o uso de analgésicos.

12. Queda anormal de cabelo

Acontece após a lavagem, sempre em quantidades grandes.

Combata os sintomas de estresse

Pratique exercícios físicos

Publicada no periódico Medicine and Science in Sports and Exercise, uma pesquisa feita pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriu que os indivíduos que praticam atividades físicas conseguem controlar os sintomas da ansiedade em momentos de estresse.

Com a liberação da endorfina, os sintomas de estresse são diminuídos. Para garantir o “hormônio do prazer”, pratique atividades físicas pelo menos três vezes por semana.

Tenha seus momentos de tranquilidade

Ao chegar em casa após um dia exaustivo, tire os seus minutos de tranquilidade. Tome um banho, escute uma música tranquila e leia um livro. Esses momentos prazerosos, tão importantes para o bem-estar, ajudam na diminuição dos sintomas de estresse.

Alimente-se bem

O consumo de alimentos saudáveis, além de manter o seu corpo em dia, garante a diminuição do estresse. Segundo pesquisa realizada na Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, o consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B pode ajudar a reduzir os sintomas do estresse.

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estresse
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