Qualidade de Vida

02/09/2015 07:40 - Atualizado em 04/12/2016 09:37

Hora de relaxar a mente: Confira dicas

Os brasileiros estão entre os trabalhadores mais estressados, segundo pesquisa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a rotina estressante do trabalho e das tarefas de casa, muitos esquecem de relaxar a mente. Tirar alguns minutos do dia para conversar com amigos, ler notícias e assistir às séries que você gosta, além de trazer uma sensação tranquilizante, ajuda no controle do estresse e evita problemas emocionais.

Para começar, basta identificar os sinais de estresse. Muitas vezes, a pessoa está tão envolvida em seus problemas da rotina que perde a noção. “Fazer terapia, conversar com amigos ou o parceiro são ótimas formas de controlar a ansiedade”, comenta a psicóloga Laura Meyer.

Em alguns casos, porém, os sintomas indicam que é hora de procurar um profissional. “Dependendo do nível de ansiedade, às vezes é preciso o auxílio médico para avaliar a necessidade do uso de alguma medicação”, destaca.

mulher passeando com cachorro para relaxar a mente

Como relaxar a mente

O relaxamento demanda autoconhecimento. Você deve identificar o que é satisfatório, pois cada pessoa tem a sua maneira de descansar. “O ideal é fazer aquilo que lhe dá prazer. Respirar fundo, apreciar uma paisagem, ter fé, pensar positivamente e ter esperança de conseguir resolver seus problemas”, afirma Laura.

Saiba Mais
Hatha Yoga proporciona benefícios físicos e mentais
Controle a ansiedade com a meditação shinsokan
Benefícios da leitura são comprovados pela ciência

Os exercícios físicos, bons para a saúde corporal e mental, propiciam que o seu corpo seja trabalhado juntamente com a respiração, provocando uma ótima sensação de bem-estar. As técnicas milenares da yoga podem ser uma forma de tranquilizar a mente. “Ela pode relaxar tanto ao ponto de induzir a mente a um estado de absoluto relaxamento”.

Outras dicas são ter uma boa noite de sono, passear com o seu animal de estimação, apostar no happy hour com amigos, ir ao cinema, ter cuidados de beleza e até ter relações sexuais. “Muitas pessoas também se sentem extremamente relaxadas após fazerem sexo. Algumas até dormem depois da relação”. Vale a pena tentar, não acha?

O segredo da felicidade, segundo Laura, está em se tornar a própria prioridade. “Coisas que quebram um pouco a rotina e que lhe sejam prazerosas acima de tudo fazem você se sentir bem com você mesmo”, sintetiza.

mulher recostada para relaxar a mente

Brasileiros precisam relaxar a mente

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. É isso que aponta uma pesquisa efetuada pela Associação Internacional do Controle do Estresse. De acordo com os resultados, três em cada dez trabalhadores brasileiros sofrem com os sintomas da síndrome de burnout.

Os sinais da doença são sentidos principalmente por pessoas que lidam com o público. Médicos, professores e enfermeiros são os mais atingidos. Os traços identificados nos acometidos são dores de cabeça, dificuldade para dormir, dores nos músculos, problemas gastrointestinais, consumo exagerado de álcool ou drogas, pressão alta e diferenças na libido.

Caracterizada pela sensação de esgotamento mental, a síndrome é capaz de acarretar sensações como supressão da sensibilidade e incapacidade. Privação de emoções, depressão e pouca criatividade são outras consequências, que podem prejudicar as relações pessoais.

Para suavizar os sintomas, a procura por prazeres como passeios em família, atividades físicas ou leitura é essencial.

O que você faz para relaxar a mente? Você reserva um tempo do dia para descansar dos afazeres? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
meditação
estresse
ansiedade
relaxamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ