Qualidade de Vida

22/01/2016 12:00 - Atualizado em 28/11/2016 10:39

Hora da faxina! Veja como organizar a cozinha

Separe os utensílios por categorias e jogue fora os itens quebrados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aprender como organizar a cozinha não é uma tarefa complicada. O ambiente deve ser estruturado de forma que facilite o seu trabalho. Assim, manter utensílios e eletrodomésticos no seu devido lugar ajuda a otimizar o tempo e aproveitar um espaço que você nem imaginava que tinha.

A primeira dica é remover tudo o que esteja dentro dos armários. Separe uma manhã para fazer isso. Em seguida, faça uma lista e divida todos os utensílios em categorias. Pronto: agora já dá para começar a arrumação.

casal sabe como organizar a cozinha

Como organizar a cozinha de casa

Você tem o costume de arrumar alguns ambientes de sua casa, certo? Que tal incluir a cozinha na lista de suas missões? Confira dicas que prometem aumentar o espaço e facilitar as suas tarefas durante o preparo das refeições.

- Utensílios grandes como colher de pau, escumadeira, raladores e conchas podem ser guardados em potes e colocados perto do fogão, local onde você costuma utilizar esses materiais com frequência

- Deixe as panelas perto do fogão e os pratos próximos da mesa para otimizar o tempo e o espaço da cozinha

- Confira quais são os pratos, potes e copos mais utilizados. Guarde somente esses no armário. Os demais podem ser reservados em outros cômodos da casa

- Existem barras de aço que podem ser fixadas na parede para você pendurar facas, colheres e outros materiais acima da pia. Se não dá para se espalhar para os lados, vá para cima!

- Separe os talheres por tipos, assim você não perde tempo selecionando e procurando os pares

- Tenha os utensílios que você utiliza com frequência sobre uma bancada. Os outros podem ficar na estante

- Suportes de metal podem ajudar a reaproveitar o espaço dentro dos armários. Eles são encontrados em lojas especializadas em artigos para casa

- Os espaços dentro da despensa também devem ser divididos em categorias. Isso evita que você fique procurando o que precisa por muito tempo. Um exemplo:

Rápidos: snacks, bolachas e barras de cereal

Para as refeições: pacotes de feijão, arroz, massa e molhos

Temperos: sal, pimenta, azeite e vinagre

- Assadeiras e panelas podem ser empilhadas. Você economiza espaço e pode separar por estilos e tamanhos.

Saiba Mais
Livro de receitas organizado facilita a vida na cozinha
Refeição tem hora: Saiba como organizar seus hábitos alimentares
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças

Não acumule utensílios

Para as pessoas mais apegadas é difícil, mas desfazer-se de alguns materiais é necessário. Mesmo que aquele prato tenha sido presente da sua melhor amiga, se ele está lascado ou quebrado, não deve ser mantido. Semestralmente, ao organizar a cozinha, faça uma seleção de peças que ainda podem ser utilizadas. As que não servem podem ser doadas ou recicladas.

A mesma dica vale para copos, talheres e outros objetos corriqueiros. É importante renovar o que você utiliza com frequência. Itens como secadores de louça e panelas, porém, podem ser aproveitados por um bom tempo. Sempre fique de olho no aspecto e veja quando está na hora de substituí-los.

Viu como organizar a cozinha é importante? Conte-nos o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
organização
limpeza da casa
alimentação
otimizar o tempo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ