Qualidade de Vida

17/02/2015 09:23 - Atualizado em 08/12/2016 09:28

Gratidão está na moda: Entenda por que o sentimento é tão benéfico

Além de fazer sucesso nas redes sociais, a gratidão também é importante para a vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A moda nas redes sociais agora é usar a expressão "gratidão" como hashtag, demonstrando o agradecimento em diferentes situações. Porém, mais que um modismo, agradecer traz benefícios que ultrapassam a vida tecnológica.

gratidao

O sucesso da gratidão nas redes sociais

Entre famosos e anônimos, a moda da vez é agradecer. A #gratidão (ou #grateful, em inglês) é uma das hashtags mais populares do momento, com mais de 430 mil posts do Instagram em português e 4 milhões em inglês.

A palavra está saindo do seu sentido tradicional, que era usada com tom religioso, para agradecer por conquistas, amizades, família, viagens, paisagens ou comidas. Para muitas pessoas, tem um significado maior que um simples "obrigado", pois está mais ligada ao ato de agradecer sem que isso seja uma obrigação.

No propósito básico e original, gratidão significa reconhecimento por algum benefício, que geralmente é expressado a alguém ou a algo específico. Porém, nas redes sociais a palavra tem outro ponto de vista, sem estar destinada exclusivamente a alguém. O reconhecimento pelo benefício também é ilustrado em imagens.

Os benefícios da gratidão

Além do sucesso como hashtag nas redes sociais, o sentimento de gratidão é muito importante para as pessoas. Reconhecer e agradecer algo vai além da educação ou de uma imagem, pois representa o sentimento de aceitar a própria vida e ser grato por ela. Esse estado faz bem para si mesmo e para as outras pessoas que estão ao redor.

É comprovado que ser grato traz benefícios e melhora a qualidade de vida. Agradecer reduz o estresse e ajuda a superar os traumas, pois reconhecer pelo que você é grato, mesmo em momentos difíceis, fortalece o estado psicológico. Além disso, também aumenta os níveis de energia e o otimismo.

No budismo, por exemplo, gratidão é considerada uma qualidade saudável a ser cultivada na mente, assim como amizade amorosa, mudita (contrário da inveja) e compaixão. Ela expressa o apreço por aquilo que se tem, proporcionando uma visão mais positiva para quem a cultiva.

Muitas vezes, a gratidão está ligada à felicidade, ao amor, à vida e à família, destacando a importância de estar de bem com tudo à volta. Ter uma atitude de gratidão é uma forma muito simples de aumentar a satisfação com o próprio dia a dia.

Por isso, o importante mesmo é que, além de usar a palavra, as pessoas também entendam e sintam o real significado dela.

E você, já demonstrou a gratidão por algo ou alguém? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
qualidade de vida
família
amigos
espiritualidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ