Qualidade de Vida

26/05/2015 07:05 - Atualizado em 05/12/2016 04:08

Gestão do tempo sem mistério: Saiba controlar as horas do dia

Confira dicas para otimizar o tempo e resolver as tarefas com mais tranquilidade.

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Redação

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Você sente que faltam horas no seu dia? Acha que tem mais compromissos e responsabilidades que tempo para resolvê-los? Com um dia a dia cada vez mais frenético, a gestão do tempo é fundamental para conseguir dar conta das demandas diárias.

Carol Fagundes, coach e criadora do site "Então, vem comigo!", conversou com o Vivo Mais Saudável e deu algumas dicas para gerenciar o tempo. Segundo a profissional, a organização é fundamental para conciliar vida profissional e pessoal.

gestao do tempo

Gestão do tempo: Primeiros passos

Quando você consegue estabelecer uma organização na agenda e se habitua a ela, isso reflete diretamente no seu rendimento e, consequentemente, na produtividade.

“É necessário elencar as atividades a serem desenvolvidas, os prazos de cada uma delas e identificar as tarefas que podem ser executadas em blocos, aumentando, assim, a produtividade”, comenta Carol.

No âmbito profissional, após essa visão geral, a especialista explica que é preciso perceber quais das tarefas podem ser delegadas a terceiros, a fim de obter melhores resultados em menor tempo.

“É fundamental saber qual o resultado que se espera conseguir com o trabalho desenvolvido, a fim de que seja possível identificar as muitas tarefas desnecessárias que surgem no cotidiano e aprender a rejeitá-las, delegá-las ou não elencá-las como prioridade”, explica.

Organize a vida pessoal

Gestão do tempo não se limita apenas à vida profissional. Mesmo momentos de lazer, com a família e os amigos, também devem ser organizados para maior aproveitamento. “Uma agenda bem organizada resulta em maior produtividade e mais tempo livre de qualidade”, esclarece a profissional.

Para estabelecer um planejamento de atividades, é importante fazer um levantamento de todas as tarefas que precisam ser executadas ao longo da semana e os horários disponíveis para fazê-las. Com isso, é possível a divisão otimizada de afazeres por cada dia da semana, definindo-se o momento em que cada um deles será cumprido.

Como otimizar o seu tempo

Algumas pequenas atitudes também podem fazer a diferença na sua gestão do tempo. Confira algumas dicas:

1. Organize-se e priorize

Tenha em mente suas obrigações profissionais e pessoais. Organize-se para resolvê-las. Planejamentos diários, semanais ou mensais colaboram para a gestão do tempo.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

Para ganhar tempo, procure solucionar o máximo de tarefas online, evitando filas e trânsito. Pague suas contas enquanto espera uma consulta, ou no horário do almoço, com o seu smartphone. Você também pode aproveitar aplicativos para fazer check-in em voos ou mesmo jogar na loteria.

3. Evite acúmulo

Pare de deixar tudo para depois. Quanto antes você resolver seus compromissos, antes estará livre para atividades de lazer. Acumular não deixa você mais livre - pelo contrário, ocupa mais do seu tempo.

4. Delegue atividades

Não adianta tentar abraçar o mundo inteiro. É importante ter em mente do que você é capaz de dar conta sozinho e no que precisa de auxílio. Assim, as atividades serão resolvidas em menos tempo e com maior qualidade.

5. Antecipe-se

Deixe o próximo dia organizado. No final do expediente, por exemplo, prepare sua agenda. Assim, você aproveita melhor seu momento de descanso e inicia o dia de trabalho com mais tranquilidade, sabendo exatamente o que fazer.

Que tal seguir essas dicas de gestão do tempo e ter mais horas para curtir com a família e os amigos? Conte para nós qual é sua ideia de um programa ideal! E não esqueça de conferir as dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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