Qualidade de Vida

06/03/2015 05:21 - Atualizado em 19/11/2016 12:57

Fisioterapia do trabalho melhora o desempenho da equipe

Profissionais de todas as áreas são beneficiados com a fisioterapia do trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dor nas costas e problemas nos joelhos são os principais motivos de licença médica no trabalho. Em apenas um ano, as dores nas costas foram causa de 160 mil afastamentos no Brasil. Os dados do Ministério da Previdência Social mostram como a fisioterapia do trabalho é uma importante área da saúde, que pode auxiliar no rendimento da equipe.

Fisioterapia do trabalho previne dor nas costas

Médicos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia afirmam que as dores nas costas podem ocorrer em qualquer ambiente de trabalho e, por isso, aparecem no topo da lista de afastamentos de cargo. De funcionários que carregam peso a pessoas com postura inadequada em frente ao computador, todos estão sujeitos a problemas.

fisioterapia do trabalho

Fisioterapia do trabalho ajuda no bem-estar dos funcionários. Os fatores para dor nas costas são muito variados e podem, inclusive, ser genéticos. Artrose e bico-de-papagaio surgem, geralmente, como consequência de sobrecarga, falta de musculatura abdominal, obesidade e estresse.

Com um acompanhamento profissional adequado, os problemas podem ser reduzidos. Além disso, os fisioterapeutas especializados no ambiente corporativo são capazes de organizar o local e deixá-lo mais adequado para as funções. Outro benefício é que eles conseguem coordenar exercícios laborais e estratégias de prevenção antes e depois do expediente.

Como funciona a fisioterapia do trabalho?

Um ramo dentro da fisioterapia, a fisioterapia do trabalho é uma área especializada que previne, resgata e mantém a saúde dos trabalhadores, a fim de garantir a qualidade produtiva. Os fisioterapeutas estudam questões de ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e recuperação de desconfortos físicos que aconteçam dentro da empresa.

Detectando movimentos que o trabalhador realiza em sua jornada diária, a fisioterapia do trabalho leva em consideração as exigências do cargo e as dificuldades pelas quais o profissional passa. Dessa forma, unem-se a ergonomia, a cinesiologia e a fisiologia para promover uma saúde melhor.

Entre as atribuições da fisioterapia do trabalho estão o desenvolvimento de programas para prevenção de acidentes e consultorias para readaptação do funcionário que se afastou em função de problemas de saúde. Os fisioterapeutas incentivam os colaboradores da empresa a ter hábitos saudáveis e criar maior consciência sobre o próprio corpo.

Outro benefício de inserir fisioterapeutas no ambiente de trabalho é reduzir o aparecimento de Lesões por Esforço Repetitivo e prevenir o desconforto, ou problemas nos músculos e ossos. Esses profissionais também costumam orientar as pessoas sobre a postura nas atividades dentro e fora da profissão, além de avaliar e analisar a biodinâmica das tarefas de cada um. 

Ginástica laboral, ações terapêuticas preventivas da incapacidade funcional e análise dos fatores ambientais também são atribuições da fisioterapia do trabalho.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
estresse
dores
postura
ler

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ