Qualidade de Vida

21/02/2015 12:29 - Atualizado em 21/10/2016 01:08

Fim do horário de verão 2014: Saiba como voltar ao ritmo

Com alguns cuidados, é possível preparar o organismo para o fim do horário de verão 2014.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia 22 de fevereiro acontece o fim do horário de verão 2014, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. A mudança ocorre anualmente em vários estados do Brasil e traz vantagens como a economia de energia elétrica.

Porém, para muitas pessoas, adaptar-se ao novo horário nunca é uma tarefa fácil. O organismo precisa de alguns cuidados para se acostumar. Saiba como amenizar esses efeitos desagradáveis.

fim do horario de verao 2014

O que muda com o fim do horário de verão 2014

O fim do horário de verão 2014 ocorre de sábado para domingo, do dia 21 para o dia 22 de fevereiro de 2015. Esse período começou em 19 de outubro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A mudança de horários não é aplicada no Norte e Nordeste porque essas regiões não têm tantas alterações no clima, mesmo com a troca de estações.

Na maior parte do Brasil, durante a primavera e o verão, os dias ficam mais longos que as noites, ou seja, o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. Para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de eletricidade no fim da tarde, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal.

Esse é o principal objetivo do horário de verão: a economia de energia elétrica. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com uma hora a mais de luz natural ocorre uma redução da demanda no horário de pico, diminuindo entre 4,5% e 5% as cargas totais dos subsistemas.

A economia prevista é de aproximadamente R$ 278 milhões, em função da diminuição de geração térmica.

De acordo com a determinação do decreto presidencial número 6.558/2008, o horário de verão começa sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Quando o término coincide com o final de semana do Carnaval, a mudança dos relógios é adiada para o domingo seguinte, como acontece com o fim do horário de verão 2014.

Com o entardecer tardio, os dias ficam mais longos e proveitosos. Muitas pessoas gostam desse período, pois têm mais tempo de lazer com luz natural depois do trabalho, por exemplo. Por outro lado, o organismo de outros indivíduos não se acostuma facilmente com a mudança dos horários, gerando um grande incômodo e cansaço além do normal.

Como se adaptar ao fim do horário de verão 2014

O organismo pode se adaptar mais facilmente ao fim do horário de verão 2014 que ao seu início. Como o relógio é atrasado, ganha-se uma hora a mais, o que torna mais simples entrar no ritmo. Geralmente, o corpo se acostuma com a mudança em no máximo cinco dias.

Para não sentir tanto o fim do horário de verão 2014 e preparar o organismo para o novo horário, é indicado manter uma boa qualidade do sono e dormir o tempo suficiente. Uma dica é ir para a cama cerca de uma hora mais tarde que o habitual. Assim, você evita despertar mais cedo do que deveria.

Em tempo: vá já se preparando para a próxima mudança de horários. O início do horário de verão 2015 é no dia 18 de outubro, com fim marcado para o dia 21 de fevereiro de 2016.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
verão
organismo
horários
sono

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ