Qualidade de Vida

15/06/2015 07:11 - Atualizado em 14/09/2016 09:28

Festas juninas agitam o público no Brasil inteiro

De Norte a Sul, as festas juninas são celebradas seguindo tradições típicas de cada região.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O mês de junho é marcado por uma das comemorações mais tradicionais do Brasil, acontecendo em todo o país. Cada lugar segue suas culturas regionais e adapta a celebração, mas o certo é que as festas juninas são responsáveis por animar desde crianças até idosos, nessa época do ano.

Pipoca, rapadura, quentão e roupas de caipira fazem parte das festividades em homenagem aos dias de São João, Santo Antônio e São Pedro, que ocorrem em junho. Para aproveitar a época e saber mais sobre essa tradição, conheça as principais festas juninas que acontecem pelo Brasil e como elas são comemoradas.

festas juninas

Nordeste: A região das maiores festas juninas

Caruaru

Uma das principais festas juninas do Nordeste e de todo o Brasil ocorre em Caruaru, no interior de Pernambuco. Há 20 anos, a celebração atrai um público de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, trazendo atrações como bandas de pífanos, mamulengos, literatura de cordel, quadrilhas e desfiles - seguindo a tradição caipira, com trajes e alimentos típicos.

Este ano, a festa acontece de 30 de maio até 29 de junho. Alguns dos shows que vão marcar presença na celebração são os de Elba Ramalho, Cristiano Araújo e Limão com Mel, Zezé Di Camargo & Luciano e Aviões do Forró.

Campina Grande

Também no Nordeste do país, a celebração de Campina Grande, na Paraíba, possui o título de maior São João do mundo. Algumas das atrações tradicionais da festa são a quadrilha, as ilhas de forró e as apresentações culturais.

Além disso, a festividade ainda oferece atividades esportivas, como caminhadas, corrida de jegue, corrida dos namorados, corrida de carroças, passeio ciclístico, pau-de-sebo e cavalgada. Na edição de 2015, a celebração acontece entre os dias 5 de junho e 5 de julho, sendo esperado um público de cerca de 2 milhões de visitantes.

As atrações deste ano contam com Aviões do Forró, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho. Tem também o Expresso do Forró, composto por diversos trios elétricos que animam o público.

Festas juninas na metade Sul do país

Na região Sudeste, as festas juninas são comemoradas com as tradicionais quermesses, que contam com manifestações como barracas de sorteios, jogos com prêmios, bebidas e típica comida caipira.

Geralmente, elas acontecem nas principais ruas das cidades, sendo realizadas por igrejas, escolas e empresas. Há também a presença de grupos de quadrilhas que se apresentam e dançam com o público.

Já no Sul, algumas cidades também aderem às festas juninas caipiras, como nas outras regiões, vestindo chapéu de palha e roupas remendadas.

Porém, outros locais preservam tradições típicas da própria cultura, principalmente no Rio Grande do Sul. Os trajes são compostos por bombachas e vestidos de prenda, e a animação é por conta dos ritmos tradicionalistas, com os casais dançando e cantando ao redor da fogueira.

E você? Como comemora as festas juninas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
são joão
festa caipira
Campina Grande
Caruaru

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ