Qualidade de Vida

11/06/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 11:11

Feng Shui: veja 7 dicas para harmonizar sua casa

Aplicação dos princípios do Feng Shui visa ao bem-estar dos moradores.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um ambiente mais harmônico é o que busca o Feng Shui, um sistema chinês com mais de 4 mil anos de história. Essa técnica pode ser aplicada em escritórios, quartos, casas, apartamentos e quaisquer outros espaços em que os objetos e móveis possam ser rearranjados em prol de uma dinâmica energética mais adequada.

O que é o Feng Shui

Feng Shui é uma arte que teve origem há mais de quatro mil anos nas planícies agrícolas da China. Seu objetivo é criar ambientes harmoniosos, conservando neles influências positivas e redirecionando as correntes negativas. Baseia-se nos conceitos yin-yang do taoísmo, que abrange duas forças opostas em complementaridade. Feng Shui, cuja correta pronúncia em mandarim é “fon xuei”, significa vento e água, e nos ensina principalmente a conviver em harmonia com a natureza, aplicando essa ideia aos ambientes nos quais vivemos e trabalhamos.

Bem-estar com o Feng Shui

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Caso você viva em um lar aparentemente arrumado, limpo, organizado e decorado, com móveis e aparelhos novos, mas não se sente plenamente confortável, talvez aplicar os conceitos do Feng Shui possa ser uma boa alternativa para tentar mudar esse cenário. Afinal, a energia da morada, seja ela uma casa enorme ou um pequeno apartamento, deve estar em consonância com a de seus habitantes. E com essa arte, pode-se manipular e coordenar os elementos do ambiente para que se atinja essa harmonia.

Harmonize sua casa com o Feng Shui

Confira abaixo sete dicas baseadas na arte chinesa do Feng Shui para deixar o seu lar mais harmonioso:

1. Limpeza

A melhor maneira de começar a adotar as técnicas do Feng Shui é fazendo uma grande faxina na sua casa. Em primeiro lugar, mantenha tudo limpo, inclusive as plantas. Depois, selecione objetos que você não usa mais e não tenha dó: despache-os. Se eles não são utilizados, tornam-se fonte de energia parada, então é melhor doar. Tome cuidado redobrado no seu quarto, que é onde você dorme – mantenha-o livre de tudo o que for dispensável.

2. Desobstrução

Se determinado objeto é indispensável para você, mas está atrapalhando alguma passagem ou a abertura de alguma porta, procure reacomodá-lo em outro local. A sensação de ambiente apertado ou obstruído traz energias negativas. Deixe o seu lar tão espaçoso quanto possível.

3. Bem-estar

Se você tem alguns objetos preferidos, que lhe façam bem, como belas obras de arte, não hesite em usá-los no ambiente, em algum local com destaque. Mas não exagere - faça isso apenas com elementos que lhe são realmente queridos, sem acumular inutilidades e desrespeitar as duas primeiras dicas.

4. Cores

A iluminação de uma casa não consiste apenas na quantidade e no posicionamento das lâmpadas, mas também nas fontes de luz natural e na pintura da casa. Paredes de tons muito escuros são péssimas, pois transmitem a sensação de penumbra e tristeza. Prefira sempre tons mais leves e claros. Tons mais fortes e vivos, como o laranja, no entanto, podem ser utilizados na sala, dando um sentimento de alto astral e inspirando a comunicação.

5. Fonte de água

Junto à porta de entrada, convém colocar uma fonte de água, que simboliza prosperidade. Por outro lado, se você tiver em sua casa vazamentos ou torneiras pingando, isso indica que essa prosperidade está indo embora. Revise o seu encanamento para se certificar de que isso não está acontecendo.

6. Espelhos

Grandes espelhos duplicam a prosperidade e fartura dos moradores da casa. O ideal é colocá-los na sala de jantar. Esse artifício também pode ser utilizados em corredores estreitos e apertados, transmitindo a sensação de que ele é maior. No quarto, porém, tome cuidado ao posicionar espelhos, pois, segundo os princípios do Feng Shui, quem está dormindo não deve ter sua imagem refletida.

7. Plantas naturais

Por fim, abuse de vasos e arranjos com plantas e flores naturais. Se colocadas na entrada da casa, podem transmitir ao visitante um gesto de boas vindas.

Se você já tem algum experiência com o Feng Shui e quer contar um pouco para gente, deixe o seu comentário. 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ