Qualidade de Vida

18/12/2014 09:50 - Atualizado em 30/11/2016 05:34

Estresse no trânsito: Veja como manter a calma

Sair de casa com antecedência é uma das dicas para evitar o estresse no trânsito.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Enfrentar congestionamentos com calma não é uma tarefa fácil. Muitos motoristas não respeitam os sinais, e até as cidades pequenas têm engarrafamentos nos dias atuais. O grande problema desses fatores é que eles acabam causando estresse no trânsito e diminuindo a qualidade de vida de quem precisa encará-lo todos os dias.

estresse no transito

Dicas para evitar o estresse no trânsito

O estresse no trânsito acaba desencadeando diversos outros problemas. Por isso, o ideal é sair de casa preparado para o desafio de manter a calma. Veja algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:

1. Não saia de casa em cima da hora

Evite sair de casa atrasado. Quando você está com pressa, acaba se irritando com maior facilidade. E geralmente quando precisa chegar logo em algum lugar, acontecem vários imprevistos para atrasar mais ainda a viagem.

Então, se organize para sair de casa com uma certa antecedência. Para evitar o estresse no trânsito, a principal dica é não estar com pressa, pois cada vez mais é preciso ter paciência e tempo para enfrentar o tráfego.

2. Faça alongamentos

estresse emocional não é o único problema de passar horas em um engarrafamento, a tensão física por ficar na mesma posição também traz muitos incômodos. Mesmo dentro do carro é possível fazer alguns alongamentos para relaxar o corpo e a mente. Além de aliviar o estresse, isso também evita dores musculares posteriormente.

Alguns movimentos indicados são flexionar os braços atrás da cabeça e o tórax para frente, tracionar os joelhos sobre o abdômen, e flexionar e estender punhos e tornozelos.

3. Exercite a respiração

Fazer exercícios respiratórios pode ser uma ótima opção para combater o estresse no trânsito. Inspirar e expirar lentamente traz relaxamento para todo o corpo, e ainda oxigena o cérebro. Com isso, os neurônios ficam em equilíbrio, proporcionando sensação de bem estar. Experimente inspirar o ar, prender por alguns segundos e então soltar.

4. Ouça música

Além de ser uma forma de aliviar o estresse, escutar música acaba proporcionando distração e não te faz pensar no trânsito. As melodias têm a capacidade de relaxar e acalmar, então nada melhor que aproveitar o momento parado para curtir um som que você gosta. Escolha as músicas de acordo com o seu gosto, mas opte por aquelas mais calmas e suaves.

5. Não perca o controle

É fácil falar para não perder o controle - difícil é conseguir esse feito no meio do estresse no trânsito. Mas lembre que discutir ou xingar as outras pessoas não vai mudar nada. Bater boca no trânsito só vai aumentar ainda mais o estresse e causar aborrecimentos. Por isso, siga as dicas anteriores e deixe que os motoristas mais apressadinhos sigam em frente.

Respeito para evitar estresse no trânsito

A regra básica do trânsito é o respeito. Respeite os outros condutores e os pedestres, faça a sua parte para ajudar a manter o tráfego tranquilo. Não tente entrar em espaços improváveis, não force ultrapassagens e evite fechar os outros carros. Todas as atitudes tomadas se refletem de alguma forma, e às vezes as consequências são graves, podendo causar até acidentes. Então, melhor contar até 10 e voltar para casa tranquilo.

Curte nossas dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página do Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
estresse
trânsito
bem-estar
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ