Qualidade de Vida

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 19/11/2016 11:41

Estresse engorda: Veja 4 dicas para relaxar a mente e perder peso

O estresse engorda e diminui a sensação de saciedade.

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Redação

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O sobrepeso é um problema cada vez comum entre pessoas de todo o mundo e pode ter várias origens. Ter uma vida muito acelerada pode ser uma delas. Isso mesmo: o estresse engorda.

Pesquisas confirmam: O estresse engorda

Esse não é somente um chute, há uma explicação científica para isso. Quando estamos estressados temos uma vontade incontrolável de comer aquele doce, ou qualquer coisa que esteja na nossa frente. Isso acontece porque nosso organismo tem um mecanismo que, nessas situações, torna alimentos gordurosos ainda mais irresistíveis, aumentando a nossa vontade de encher o prato.

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Estudo publicado pelo Instituto Weizmann sugere que o estresse engorda. Foto: Shutterstock

 

O estudo que sugere que o estresse engorda foi publicado pelo Instituto Weizmann, de Israel, e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. A pesquisa descobriu que a tensão é responsável por ativar uma parte do cérebro que produz a proteína UCN3 – ela age no fígado, pâncreas, coração e cérebro, despertando a vontade de comer e diminuindo a sensação de saciedade.

Ou seja, se o estresse engorda, não tem jeito, fica muito mais difícil chegar ao peso ideal se você não consegue relaxar na sua rotina. Por isso, preparamos 4 dicas de como combater o estresse no seu dia a dia e abrir o caminho para o emagrecimento.

Se o estresse engorda, exercício é a solução

Esse é um hábito recomendado para tratar quase todos os tipos de males. Para começar, quando nos exercitamos, o cérebro libera a produção de endorfina, um neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar. Reservar 30 minutos do seu dia para atividades físicas é o suficiente para que isso tenha efeito, aliviando o estresse e também possíveis desconfortos físicos.

O exercício ainda estimula a liberação de serotonina e dopamina, outros neurotransmissores associados à redução do estresse e ansiedade. Tá esperando o que para levantar do sofá? Se em algum dia você não conseguir tirar o tempinho para se exercitar, ao menos faça um alongamento bem completo logo que acorda e sempre que se sentir desconfortável no ambiente de trabalho.

Medite

Tirar um tempinho para prestar atenção somente na sua respiração e mais nada é um excelente método para relaxar. É mais ou menos esse o conceito principal da meditação. Você não precisa recorrer a um serviço profissional e nem perder horas diárias com isso.

Separar 15 minutinhos do seu dia já ajuda bastante. Se você está sendo chacoalhado por um turbilhão de pensamentos sufocantes, pare e limpe a mente. Fique sentado em um lugar confortável e relaxe todos os músculos do seu corpo, área por área.

Esqueça por um momento suas obrigações e concentre-se somente na inspiração e expiração. Quando você retomar as atividades, estará muito mais relaxado.

Organize-se

Essa dica serve tanto para você organizar o seu local de trabalho – a bagunça ao seu redor influencia o seu estado de espírito mais do que você imagina – quanto em relação à sua lista de tarefas.

O estresse pode ter origem naquela sensação de que 24 horas é pouco tempo para cumprir todas as obrigações. Mas você já parou para pensar se todas elas são necessárias? Elimine ou adie o que não for urgente e preocupe-se somente no que você pode resolver hoje. 

Descanse a cabeça

Às vezes a gente consegue se liberar do trabalho no horário, mas assim que bate o cartão na saída já mergulha de cabeça no celular. Ali, consulta mensagens, e-mail, Facebook... E assim segue até em casa, quando vai para o computador e televisão.

Procure aproveitar os momentos de folga para dar um descanso à cabeça. O ócio é muito importante para combater o estresse, e os aparelhos eletrônicos contribuem para a overdose de estímulos que sobrecarregam o nosso cérebro diariamente.

Conheça o Vivo Qualidade de Vida para sintonizar seu bem-estar.

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