Qualidade de Vida

22/07/2014 10:30 - Atualizado em 07/12/2016 07:42

Estímulo à leitura: veja 7 livros infantis para as férias

Livros infantis são o primeiro capítulo das aventuras da criança pelo mundo da literatura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ninguém discute a importância da leitura na formação de uma pessoa. Ver um filho descobrindo o prazer dos livros não tem preço, mas isso pode não acontecer espontaneamente. Então que tal dar livros infantis de presente para ele e aproveitar esse momento de férias escolares para lhe estimular ainda mais o hábito da leitura?

Importância dos livros infantis

 

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Os primeiros passos das crianças pela literatura são muito importantes. Se ele desenvolver cedo o gosto pela leitura, poderá ter maior facilidade depois na escola, um entretenimento enriquecedor com livros infantis, um vocabulário diferenciado e um mundo inteiro só para ele.

A literatura infantil apresenta uma infinidade de excelentes autores, com obras que abordam temas essenciais para quem está começando a descobrir o mundo. Por isso, separamos uma lista de livros infantis para você dar ao seu filho nessas férias:

7 livros infantis para as férias

 

Foto: DivulgaçãoO sonho de Vitório

Autora e ilustradora: Veridiana Scarpelli
Editora: Cosac Naify
Idade recomendada: até 2 anos

Tudo vai ficar mais fácil se você começar a estimular a leitura antes mesmo de a criança aprender a ler. Basta sentar do lado dela, ler as histórias em voz alta e deixá-la acompanhar as ilustrações. Em 2013, a jovem autora Veridiana Scarpelli estreou com este divertidíssimo livro, que conta as aventuras do porco Vitório, um super-herói mascarado que voa pelos céus.

 

DivulgaçãoO grande rabanete

Autora: Tatiana Belinky
Editora: Moderna
Idade recomendada: 7 anos

Nesta historinha, recomendada para crianças das séries iniciais da escola, uma tarefa aparentemente simples – arrancar um rabanete – acaba se mostrando muito mais difícil do que parece, e vários animais da fazenda são chamados para ajudar.

 

 

 

Foto: DivulgaçãoReinações de Narizinho

Autor: Monteiro Lobato
Editora Brasiliense
Idade recomendada: 8 anos

Esse é o primeiro livro destinado às crianças do mestre da literatura infantil no Brasil, autor também de Sítio do Pica-pau Amarelo. É em Reinações de Narizinho que os primeiros personagens da série são apresentados. Como a narrativa de Monteiro Lobato é extremamente divertida e envolvente, o livro pode ser lido por e para pequenos de qualquer idade. Este é um dos clássicos entre os livros infantis.

 

DivulgaçãoUm cantinho só prá mim

Autora: Ruth Rocha
Editora: Melhoramentos
Idade recomendada: de 8 a 11 anos

Essa é uma das mais notáveis escritoras da literatura infantil brasileira, capaz de entender o universo dos jovens como ninguém. O livro fica ainda melhor com as ilustrações de Ziraldo. Ele conta a história de Pedro, ressaltando a importância da criatividade e fantasia para as crianças.

 

DivulgaçãoDiário de um Banana – Um Romance em Quadrinhos

Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara e Riba
Idade recomendada: 9 anos

Esse é o primeiro volume de uma ótima série para a criança que está crescendo e começa a enfrentar algumas complicações da vida social. Trata-se das memórias do jovem Greg, que passa por vária situações e sempre tem alguma lição a aprender com elas.

 

 

 

DivulgaçãoO Menino Maluquinho

Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Idade recomendada: 10 anos

Nesse clássico absoluto de Ziraldo, autor do texto e desenhos, a criança viaja pelas particularidades e excentricidades de um menino muito especial. O levado Menino Maluquinho é sinônimo de alegria, brincadeira e imaginação. Trata-se de um dos livros infantis mais recomendados.

 

 

 

DivulgaçãoSérie Harry Potter

Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Idade recomendada: A partir dos 10 anos

A série de livros que conta a história do bruxo Harry Potter é um sucesso tão absoluto que, apesar de ter sido criada especialmente para crianças e pré-adolescentes, conquistou admiradores de todas as idades mundo afora. O mais legal da narrativa viciante é que, por ser uma saga com vários livros, a criança acompanha o desenvolvimento do personagem principal conforme vai, ela mesma, crescendo.

E aí, gostou das dicas ? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

TAGS
educação infantil
crianças
livros infantis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ