Qualidade de Vida

17/05/2015 05:11 - Atualizado em 09/12/2016 11:57

Estilo de vida influencia na saúde e na longevidade

Viver mais e melhor depende de fatores que estão diretamente relacionados ao estilo de vida da pessoa.

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Redação

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Como você define o seu estilo de vida? A maneira como uma pessoa encara o dia a dia, incluindo hábitos alimentares, exercícios, momentos de lazer, relações afetivas e trabalho, influencia totalmente a qualidade de vida.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 53% dos fatores que levam a uma vida mais longa e saudável estão associados diretamente ao estilo de vida da pessoa. Por isso, para viver mais e melhor, é preciso seguir alguns cuidados e manter bons hábitos.

estilo de vida

Como o estilo de vida influencia a saúde

Para a OMS, saúde é “o completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psicoemocionais e sociais, e não a mera ausência de doenças ou enfermidade”. Com isso, entende-se que o estilo de vida que uma pessoa leva influencia diretamente a sua saúde como um todo.

Os hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, as relações sociais e afetivas, os momentos de lazer e o ambiente em que a pessoa vive, entre outros fatores, estão relacionados com sua saúde. Todos esses aspectos definem a qualidade de vida, ou a falta dela.

Além disso, o estilo de vida contribui mais para a longevidade que fatores genéticos. Muitas pessoas pensam que, como os pais viveram até uma idade avançada, tendem a viver tanto quanto eles. No entanto, uma pesquisa da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, publicada no Journal of Internacional Medicine, aponta que não é bem assim.

O estudo divulgou dados que indicam que a idade dos pais está pouco relacionada à expectativa de vida dos homens. Isso comprova que, na verdade, o estilo de vida é o fator determinante no momento de avaliar a longevidade.

Maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo e estresse excessivo desencadeiam doenças, prejudicam o bem-estar e até atrapalham a produtividade no trabalho.

Dicas para ter mais saúde e viver mais

Mantenha uma alimentação saudável e balanceada

Evite alimentos ricos em gordura, açúcares e sódio, preferindo opções frescas e naturais no lugar de produtos industrializados. Beba de um litro e meio a dois litros de água por dia. Esses cuidados ajudam a evitar doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

Pratique atividades físicas regularmente

Podem ser caminhadas, corridas, musculação ou esportes, mas o importante é manter o corpo ativo e gastar calorias, prevenindo assim o sobrepeso e uma série de problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardíacas.

Durma bem

O tempo adequado varia em cada fase da vida. Em geral, para os adultos, é indicado dormir sete horas por noite para uma vida mais saudável, sendo até mesmo um segredo para a longevidade.

Reserve um tempo para o lazer

Para aliviar o estresse e a ansiedade do dia a dia, grandes causadores de doenças do coração e psicológicas, tenha momentos de lazer. Relaxar e se divertir combate desgastes mentais e físicos, proporcionando sensação de bem-estar e um estilo de vida mais saudável.

Tenha bons amigos

Uma pesquisa da Universidade Brigham Young, dos Estados Unidos, divulgou que as pessoas solitárias vivem 50% menos. As amizades fortalecem a saúde, ajudando no tratamento e na prevenção de uma série de doenças.

Como é o seu estilo de vida? Conte para nós! E lembre-se que aqui no Vivo Mais Saudável você sempre encontra dicas para melhorar o dia a dia.

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