Qualidade de Vida

05/10/2015 06:01 - Atualizado em 02/12/2016 05:44

Especialista Frederico Mattos explica como terminar um namoro

O psicólogo e escritor dá dicas que ajudam a encerrar a relação sem mágoas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Terminar um relacionamento nunca é uma tarefa fácil, mas é possível virar a página sem deixar mágoas ou ressentimentos. Para isso, o especialista Frederico Mattos dá dicas que podem facilitar na hora de tomar a decisão e ajudar a terminar o namoro da melhor forma possível.

Psicólogo e escritor, Frederico Mattos é autor do livro “Como se libertar do ex”. Ele ajuda a identificar quando o relacionamento não vai bem, além de explicar como lidar com isso e superar o término.

frederico mattos explica como terminar um namoro

Quando o namoro chega ao fim

Para muitas pessoas, ter que colocar um ponto final no relacionamento é quase uma tortura, seja por ainda haver dúvidas ou por não saber como se expressar de maneira verdadeira e sem magoar o outro. Mesmo para quem está decidido e não quer mais continuar na relação, o término é muito doloroso.

Frederico Mattos explica que isso acontece porque “ambos fizeram promessas importantes, dedicaram tempo e energia, tiveram esperanças e se colocaram no lugar de felicidade do outro. Quando você precisa interromper esse fluxo, é sempre difícil assumir um lugar de lobo mau ou frustrador de sentimentos, principalmente se o motivo do término não for muito claro”.

Encerrar uma relação é sempre muito delicado. Por isso, o especialista indica que é importante evitar acusações e se apegar ao ponto de mudança de rumos, sem entrar em detalhes que isoladamente não irão explicar por que a relação acabou.

“Perder-se em detalhes para imaginar uma possível rota de correção não ajuda nada, a menos que ainda exista combustível para seguir”, conclui Frederico Mattos.

Frederico Mattos explica como seguir em frente

fases pós-término que podem surgir de diferentes formas e intensidades, dependendo de cada pessoa e de como foi o fim do relacionamento. O psicólogo destaca as mais comuns:

“Existem momentos de negação do término da relação, de questionamentos sobre a própria importância, de um jogo de poder para provar que ninguém saiu por baixo, tentativas frustradas de retorno e acessos de raiva desproporcionais”.

Saiba Mais
Namoro online: Como encontrar o amor na internet
Chega de fossa: Abra espaço para um novo amor
Veja em 4 dicas como superar uma traição

Ele ainda alerta para a mais difícil delas: a perda de valor pessoal, que é como se o término da relação tivesse anulado todos os atributos individuais da pessoa, principalmente de quem foi deixado. Para recuperar a autoestima e fortalecer o amor próprio é fundamental retomar os gostos pessoais e se redescobrir.

O especialista também enfatiza que não é possível esquecer totalmente o ex, pois o tempo com ele fez parte de uma fase significativa da vida.

“O que acontece é uma ressignificação do papel das lembranças na vida. Quando uma pessoa que saiu de um relacionamento entra numa jornada de redescoberta pessoal e busca desejos e projetos abandonados no caminho, isso é libertador”, finaliza Frederico Mattos.

Para que isso aconteça, é preciso tempo e afastamento. O psicólogo explica que, mesmo para quem terminou em boas condições, é importante se afastar do ex para ajudar a ressignificar os papéis. Tentativas de amizade logo após o término podem acabar causando ainda mais mágoas e constrangimentos.

Você acha que existe receita para terminar um namoro? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de relacionamento e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
término
relacionamento
fim de namoro
vida a dois

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ