Qualidade de Vida

13/05/2015 02:27 - Atualizado em 20/11/2016 02:22

Escolha o hobbie ideal para relaxar: Confira 5 opções

Ter um hobbie permite que você fique menos estressado e encare o dia a dia com tranquilidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Terminado o expediente de trabalho, é hora de ir para casa e aproveitar seu tempo livre. Você tem algum hobbie ou passatempo preferido? Não? Então está na hora de buscar uma atividade que proporcione prazer e bem-estar, garantindo melhor qualidade de vida.

Os hobbies podem ser muito diversificados, desde uma leitura no quarto até uma música tocada no piano. Além de serem fonte de diversão, ou uma forma de fugir da rotina de trabalho, eles podem trazer respostas muito benéficas em todos os setores da vida. Confira.

hobbie

Por que praticar um hobbie?

Quando você se dedica a alguma atividade que desvie a atenção dos problemas do dia a dia, consegue trabalhar com mais produtividade e, inclusive, dormir melhor. O hobbie é uma espécie de “mundo alternativo” ao caos cotidiano e alivia as tensões e o estresse, melhorando o humor e a disposição.

De acordo com estudos do setor de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo, além de provocar satisfação e reações positivas no organismo, o hobbie é capaz de beneficiar a pessoa integralmente, nos âmbitos físico e psicológico.

Além disso, quando para e pratica algo que dê prazer, você se mantém longe do estresse. Isso provoca efeitos em longo prazo, melhorando a capacidade de concentração e a memória.

Não existe um hobbie ideal, sendo que cada pessoa escolhe aquilo que mais gosta. O importante é conseguir se envolver em alguma atividade apenas para passar o tempo, sem obrigações ou compromissos. O retorno nunca deve ser financeiro. O objetivo é a satisfação e a realização pessoal.

hobbie

Qual hobbie praticar?

Se você ainda não encontrou algo que realmente agrade, valem as tentativas. O ideal é que o hobbie funcione como uma válvula de escape para realmente deixar de lado as preocupações. Veja algumas das atividades mais comuns e comece já.

Pintura

Se você acha que não vai se dar bem pintando telas ou quadros, que tal investir num livro de colorir para adultos? Pintar estimula o lado do cérebro responsável pelas tarefas lógicas, e também aquele que mexe com a imaginação e a criatividade. Ou seja, ao mesmo tempo que combate o estresse, você estimula o intelecto.

Leitura

Segundo uma pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido, ler por apenas seis minutos já é suficiente para reduzir o nível de estresse em 60%. Além de diminuir a tensão muscular e relaxar o ritmo cardíaco, a leitura pode diminuir a ansiedade e libertar você das pressões diárias por prazos.

Tocar um instrumento

Violão, piano, violino ou flauta: não importa o instrumento, mas sim os benefícios para a saúde. Além de melhorar a concentração e a coordenação motora, o ato de tocar uma música aumenta a disciplina, permite administrar melhor o tempo e trabalha a autoestima, principalmente combatendo a timidez.

Dançar

A dança é capaz de promover maior equilíbrio, desenvoltura, noção de corpo e relaxamento muscular. Além disso, proporciona controle da ansiedade e melhora na capacidade de concentração. Se não basta isso tudo, ainda permite uma autoestima mais firme e fluência na comunicação com as outras pessoas.

Correr

Quer mais sensação de bem-estar e qualidade de vida? Uma corrida pode ser a solução. Mas não pense em emagrecer ou ganhar massa. Há benefícios para a saúde, certamente, mas a atividade pode ser apenas uma maneira de esquecer os problemas e sentir o vento no rosto.

Você tem algum hobbie? Conte para nós! E não esqueça de acompanhar as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade recreativa
passatempo
estresse
rotina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ