Qualidade de Vida

31/10/2014 02:28 - Atualizado em 27/11/2016 08:33

Envelhecer bem: Como aliar longevidade à qualidade de vida

Brasil não é um dos melhores países para se envelhecer bem, mas você pode dar um drible nas restrições da idade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Chegar à terceira idade atualmente é sinônimo de produtividade e qualidade de vida que há alguns anos nem se imaginava. Envelhecer bem vai além de estar com a pele e os cabelos bons.

O que é envelhecer bem

Passar dos 60 com expectativa para viver mais 15 ou 20 anos mostra que existe segurança de renda, ambiente favorável para se viver, situação de saúde adequada e capacidade de se manter no mercado de trabalho e ser produtivo. Esses quatros pontos, por sinal, são os aspectos avaliados pelo Global AgeWatch Index 2014, uma das principais pesquisas dedicadas à terceira idade no mundo.

envelhecer-bem

Na tentativa de elencar os melhores países para se envelhecer bem, a pesquisa criou um situação ideal, que tem margem de 100% e posicionou os países conforme seus rendimentos. Nas três primeiras posições, estão os famosos países preocupados em oferecer à população políticas de bem-estar social: Noruega (93,4%), Suécia (88,3%) e Suíça (87,9%).

De acordo com a pesquisa, há hoje no mundo 868 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Até 2050, esse número deve ultrapassar os 2 bilhões.O Brasil, por exemplo, que não figura na lista dos melhores países para se envelhecer bem, ainda tem uma população jovem, mas em 50 anos dará um salto enorme em número de pessoas acima de 60 anos. Essa faixa etária será quase metade da população.

Países como Japão e França, respectivamente 9º e 16º colocados na pesquisa, já passaram por situação semelhante. Esses países não revisaram só a previdência, mas também as calçadas, as moradias, os planos de saúde, a saúde pública, etc.

envelhecer-bem

Cuidados e dicas para envelhecer bem

envelhecer-bemEnvelhecer bem depois de passar dos 60 anos também significa ter mais restrições, principalmente, físicas. Por mais que você ache que não, seu organismo ficará mais lento e limitado. Certos movimentos não serão mais possíveis com a mesma velocidade do que na juventude.

É por essa razão também que acontecem as quedas e as fraturas – mais de um terço das pessoas idosas sofrem pelo menos uma queda ao ano, e àquelas que caem mais de uma vez têm cerca de três vezes mais chances de cair novamente. As lesões decorrentes das quedas geram significativas limitações físicas e psicológicas aos idosos.

4 hábitos saudáveis

Passar dos 60 anos também significa estar mais propenso a doenças do coração, hipertensão, diabetes, problemas de visão, ósseos e de memória.

Por isso, é essencial manter hábitos saudáveis durante a vida toda:

- Comer de forma balanceada

- Não fumar

- Beber controladamente

- Praticar exercícios físicos diários.

Se você mantiver esses quatro hábitos na sua vida adulta, chegará à terceira idade com qualidade de vida e saúde. Ou seja, para envelhecer bem, você precisa amadurecer bem.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
envelhecer
envelhecimento
longevidade
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ