Qualidade de Vida

19/11/2014 10:18 - Atualizado em 09/12/2016 12:54

Entenda por que é importante ter amigos no trabalho

Contar com amigos no trabalho faz a diferença na entrega de tarefas e na superação de desafios.

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Redação

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Você pode até tentar se isolar, ficar no seu canto e dizer a si mesmo que fazer amigos no trabalho é só uma brecha para que a sua produtividade diminua. Mas não tem como fugir. É com eles que você passa a maior parte do tempo e são eles que vão entender o seu estresse quando o chefe resolver pedir que você faça hora extra em plena sexta-feira.

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Pesquisa reforça papel dos amigos no trabalho

Foi pensando nas ideias controversas a respeito de se ter amigos no trabalho que a Globoforce, em parceria com a MarketTools, avaliou 700 profissionais americanos. Os estudiosos do grupo buscaram analisar as relações de amizade entre os funcionários das empresas e a relação desse contato com a produtividade de cada profissional e de cada setor.

Os resultados obtidos fizeram os pesquisadores concluírem que as relações de amizade no ambiente profissional merecem muita atenção, tanto por parte dos funcionários, quanto por parte dos empregadores. Segundo o estudo, até mesmo o nível de lealdade à empresa aumenta em profissionais que possuem amigos no local de trabalho.

Cerca de 80% dos entrevistados revelaram que passam aproximadamente 50 horas semanais ao lado dos colegas de trabalho. Considerando que a soma dos dias úteis é de 120 horas e que, desse tempo, 40 horas são gastas dormindo, pode-se dizer que mais de 60% do tempo é despendido ao lado dessas pessoas. Por isso, não ter amigos no trabalho é não priorizar a qualidade do seu tempo.

Dos 700 entrevistados, 89% disseram que a relação com os colegas de trabalho afeta diretamente a sua qualidade de vida. Observando a amostra de profissionais que têm mais de 25 amigos no trabalho, 71% dizem que são felizes e realizados na empresa em que trabalham. Em contrapartida, apenas 24% dos que não têm amigos são felizes no ambiente profissional.

Como ter amigos no trabalho

Mas nem todas as pessoas têm facilidade de criar relações de amizade no ambiente de trabalho. Por isso, é preciso saber como abordar e iniciar o contato com o colega. Confira algumas ideias.

Seja cordial

O primeiro passo para ter amigos, seja no trabalho ou em outro ambiente qualquer, é a cordialidade. Seja simpático, demonstre que você está aberto a novas amizades.

Sorria, faça comentários sobre algum assunto que você tenha em comum com o colega em questão, tente encontrar assuntos para um boa conversa nos momentos de intervalo e seja solícito. Estar pronto para ajudar é sempre um ponto de vantagem.

Trabalhe em equipe

Pessoas que não conseguem manter boas relações profissionais e que não se mantêm abertas a ideias e opiniões não conseguem construir laços de amizade no trabalho.

Chame um colega para dar uma ideia em determinado projeto. Em atividades que exigem o trabalho em grupo, deixe que ele também participe - não queira ser o dono de todos os projetos. Ter amigos no trabalho ou em outro ambiente depende da sua capacidade de ceder.

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