Qualidade de Vida

01/04/2016 10:00 - Atualizado em 26/10/2016 07:11

Entenda por que 1º de abril é o Dia da Mentira

Calendário gregoriano trocou o ano-novo e causou confusão, dando origem à data.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Famosos são assassinados, desgraças políticas acontecem, desastres naturais abalam cidades e centenas de eventos bizarros inundam as timelines das redes sociais. Tudo isso acontece em uma data específica: 1º de abril, também conhecido como Dia da Mentira.

A ocasião reúne vários adeptos, que aproveitam para pregar peças e tirar sarro com a cara dos amigos. Conheça a origem dessa data e inspire-se em brincadeiras típicas para participar você também.

1º de abril: homem com nariz de mentiroso

1º de abril já foi marca da virada de ano

Durante o reinado de Carlos IX, na França, o ano-novo era celebrado no dia 25 de março, sendo marcado pela virada do inverno para a primavera. No século 16, as festas dadas pelo rei duravam cerca de 5 dias, com bailes e trocas de presentes que terminavam em 1º de abril.

No entanto, em 1562, o então Papa, Gregório XIII, determinou um novo calendário para todos os cristãos, chamado de calendário gregoriano. Desde então, o ano-novo passou a ser celebrado em 1º de janeiro.

Carlos IX, porém, não seguiu o decreto do pontífice até 1564. Para mostrar sua rebeldia, passou a resistir e a ignorar as novas datas. A comemoração do novo ano era mantida na mesma ocasião de antes, então adeptos do calendário gregoriano começaram a fazer brincadeiras com quem seguia o esquema antigo.

A partir de então, os seguidores de Carlos IX e outros conservadores foram apelidados de “bobos de abril”, passando a receber presentes bizarros e convites para festas que não existiam, sendo ridicularizados e enganados. Cerca de 200 anos depois, a brincadeira ganhou adeptos na Inglaterra e se espalhou por todos os continentes, tornando 1º de abril o Dia da Mentira.

Conheça algumas brincadeiras de 1º de abril

Uma pesquisa da Universidade de Oxford descobriu que pessoas inteligentes costumam confiar mais nos outros. Elas conseguem analisar melhor o caráter alheio e conhecem as relações que não resultarão em decepções.

No entanto, é preciso tomar cuidado, pois o dia 1º de abril pode ser uma oportunidade para brincar até com os mais espertos. Ainda assim, os limites devem ser observados para que não haja constrangimentos ou desavenças no período, que deve ser destinado apenas a risadas. Conheça algumas formas divertidas de aproveitar a data.

Cabeça no vidro

Corte a foto de uma cabeça em uma revista. Enrole-a dentro de um vidro largo e preencha com água. Ponha dentro da geladeira e espere até que alguém abra para ver o susto.

Buzina na porta

Coloque uma buzina com o botão na altura da fechadura da porta. Prenda bem com fita adesiva e espere um desavisado chegar. Certamente ele e os vizinhos ficarão em estado de alerta.

Falso biscoito recheado

Essa é uma das brincadeiras de mau gosto para se fazer em 1º de abril. Coloque creme dental branco entre dois biscoitos, feche-os e sirva para os amigos. Prepare-se, porque certamente vem uma contrapartida da galera.

Cadeira barulhenta

Quer dar um susto no colega de trabalho ou de aula? Ponha uma buzina sob uma cadeira ajustável. Depois, é só aguardar.

Tem outras ideias de brincadeiras para a data? Deixe um comentário! E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
ano-novo
história
brincadeira
comportamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ