Qualidade de Vida

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 10:44

Entenda os perigos que a mesa de trabalho pode oferecer a sua saúde

Falta de ergonomia e iluminação na mesa de trabalho podem ser fatores de risco.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem visualiza a mesa de trabalho como apenas um móvel que abriga seus materiais profissionais, pode nem imaginar que ela está rodeada de perigos para a saúde. A verdade é que a iluminação, a higiene e até o posicionamento dela podem trazer significativas consequências para o nosso organismo, causando prejuízos ao bem-estar do profissional.

mesa-de-trabalho
Uma mesa bem ilumidada, organizada e confortável traz benefícios à produtividade. Foto: Shutterstock

Atenção à sua mesa de trabalho

É um hábito já integrado à rotina de muitos trabalhadores: chegar ao escritório, sentar em frente ao computador e começar as atividades, talvez algumas ligações no telefone ou organizar papéis sobre a mesa de trabalho

A mesa é nossa companheira ao longo de várias horas consecutivas do dia, mas, ainda assim, passam despercebidos os perigos à saúde por deficiência no ambiente, que podem ser fruto da nossa própria desorganização. Que tal estar mais atento a eles? 

9 cuidados essenciais para a sua mesa de trabalho

1. Iluminação natural: Se a sua mesa fica próxima à janela, tenha o cuidado de que a posição seja na sua lateral. Ou seja, não fique nem de frente nem de costas para a janela. A iluminação poderá prejudicar a sua visão.

2. Iluminação artificial: Evite colocar em sua mesa alguma luminária que foque a luz diretamente no seu rosto. Se optar pela luminária, use-a virada sempre para o local que deseja iluminar.

3. Cuidado ao comer junto à mesa de trabalho: Você está atrasado com as suas atividades, vai correndo buscar o almoço e come na mesa de trabalho? É preciso fazer uma higienização no local. As bactérias na mesa podem contaminar o seu alimento ou até mesmo os seus talheres.

4. Atenção com o monitor: O ideal é que o monitor em cima da mesa de trabalho esteja posicionado a uma altura que fique um pouco abaixo dos seus olhos. Se ele está na sua altura, um pouco acima ou mesmo muito para baixo, então, está errado e isso deve ser corrigido.

5. Ajuste a cadeira: A cadeira também precisa estar em harmonia com a mesa de trabalho. Os pés devem conseguir encostar o chão, as costas devem estar firmes na cadeira e as mãos ao alcance da mesa, evitando as dores na lombar

6. Cuidado com o reflexo: Evite mesas muito brilhantes. O reflexo da luz pode causar cansaço nos olhos. Se você já tem uma mesa assim, a opção pode ser colocar alguns papéis em cima, ou talvez forrá-la com algum material.

7. Movimente-se: Ficar muito tempo em uma única posição pode ser prejudicial para a saúde das costas. O ideal é que as pessoas se movimentem regularmente, seja levantando para dar uma volta ou apenas para mudar a posição.

8. Atividades repetitivas: Evite realizar muitas atividades repetitivas em sua mesa de trabalho. Uma das mais comuns é a digitação no teclado. Tente encontrar um equilíbrio nesse ato.

9. Tenha uma garrafa de água por perto: O ar condicionado tem a infeliz consequência de deixar o ambiente mais seco. Então, para não ter os seus olhos ressecados, o melhor caminho é ter sempre um copo de água sobre a sua mesa de trabalho. Assim você garante alguma umidade no ambiente.

Agora você sabe que a mesa não é tão inocente quanto aparenta. Ou melhor, que há perigos a cercando e que é necessário estar sempre atento. Se os danos não são sentidos de imediato, com o tempo, começarão a se manifestar. Então, não dê bobeira e tome cuidado desde já. 

Diga aí: Como está a situação da sua mesa no trabalho?

Saiba mais:

Reforço no bolso: 7 maneiras de ganhar mais dinheiro

Equilibre a vida profissional e pessoal com 12 dicas simples

Traçar metas claras é o primeiro passo para o sucesso profissional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ