Qualidade de Vida

23/01/2015 12:12 - Atualizado em 18/05/2016 02:33

Entenda como surgiu o Carnaval e sua evolução ao longo dos anos

Conheça a história da festa mais popular do Brasil e saiba como surgiu o Carnaval.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe como surgiu o Carnaval? A festa tem muitas origens possíveis, algumas datadas da Era Pré-Cristã. A versão mais difundida é a que mostra que a folia de Momo surgiu como uma “válvula de escape” para que as pessoas pudessem passar pela Quaresma, um longo período de privações de festas e de alimentos.

como surgiu o carnaval

A resposta para como surgiu o Carnaval tem como marco principal o século 11, com festividades criadas especialmente para que a população pudesse se entregar aos prazeres da carne. Daí o termo "Carnaval", que é uma junção do termo em latim "carnis" (carne) e "valles" (prazeres).

Todos sabiam que esse período anterior à Semana Santa, imposta pela Igreja Católica, seria de muito respeito e de privações. O jeito era se divertir antes. Na Antiguidade, por exemplo, essas comemorações eram marcadas por muita comida, bebida e tudo mais que satisfizesse a carne.

Em geral, as festas duravam sete dias, nos quais ninguém trabalhava. Até os escravos tinham esse período de liberdade para se divertir. Como em outras festas, havia troca de presentes e o rei, escolhido no meio da folia, desfilava com seu cortejo pelas ruas.

Já no Renascimento, entre o final do século 14 e o início do século 16, surgiu a beleza dos tradicionais e misteriosos bailes de máscaras. Nesse época, fantasias luxuosas e carros alegóricos juntaram-se às festividades.

Como surgiu o Carnaval no Brasil

Considerada como a festa que mais caracteriza a cultura brasileira, o Carnaval foi herdado de Portugal. Introduzido inicialmente no século 15, como Entrudo, o costume de brincar durante os dias que antecediam a Quaresma já tomava conta de todo o território nacional, três séculos depois.

Tendo o Rio de Janeiro como base da família real, o Carnaval, antes uma festa popularesca, sofreu várias tentativas de padronização. Muitas das mudanças incluíam o modelo europeu de bailes de máscaras e de passeios com fantasias.

Já no século 19, alguns relatos mostram como surgiu o Carnaval da forma que conhecemos. Nessa época nasceram os primeiros blocos carnavalescos. A primeira música de Carnaval foi composta por Chiquinha Gonzaga, em 1890: “Ó, Abre Alas”, para o cordão Rosas de Ouro.

A crise econômica da cultura cafeeira influenciou como surgiu o Carnaval em São Paulo. Foi a população responsável pelo êxodo rural que deu inicio às grandes festas, no inicio do século 20.

Enquanto o samba carioca era marcado por harmônia e cadência, o paulistano tinha como principal característica o batuque, vindo da cultura de imigrantes.

Como surgiu o Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador, diferentemente dos que acontecem na região Sudeste, nasceu no meio do século 20, proveniente de uma disputa de classes. A sociedade menos favorecida organizava suas festas de rua em oposição às que aconteciam nos salões da elite.

Para entender como surgiu o Carnaval na Bahia e os famosos trios elétricos, é necessários nos voltarmos para o ínicio da década de 1950. Nessa época, os músicos Dodô e Osmar saíam pelas ruas da capital baiana em um calhambeque aberto, acompanhados de um motorista, para tocarem suas músicas pelas ruas.

Hoje, a festa atrai foliões do mundo inteiro. A diversidade da festa ao longo do território nacional é sinônimo de alegria, diversão e muita ousadia.

Gostou de conhecer um pouco mais da história desta festa tão popular? Deixe um comentário contando onde você vai brincar o Carnaval! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
Carnaval
festa
samba
Brasil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ