Qualidade de Vida

01/03/2015 12:05 - Atualizado em 20/12/2016 11:14

Entenda a importância das férias para a sua vida profissional

Férias possibilitam o desligamento das atividades e a renovação das energias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Queda de produtividade, faltas recorrentes, estresse, cansaço e complicações de saúde são problemas que afetam o trabalho de quem não tira férias. Esse fato foi comprovado por estudiosos da Universidade de Essex, na Inglaterra.

Segundo uma pesquisa, empregados que não tiram no mínimo 20 dias de descanso no ano são prejudicados por inúmeros problemas, que afetam toda a companhia. Saiba como evitá-los.

ferias

Boas férias rendem um trabalho melhor

As férias podem ser a oportunidade ideal para uma renovação de energias. Ficar tranquilo e sem vínculos com o estresse do trabalho possibilita um melhor rendimento. Para isso, você deve deixar a tecnologia em segundo plano.

Aproveite para trocar o computador e o tablet pelo sono. De acordo com uma pesquisa do National Institute of Health, o estresse tem impacto sobre a tomada de decisões, então a folga estendida permite melhor capacidade diretiva e organizativa no ambiente profissional.

Quem tira um descanso de 30 dias, ou dividido em períodos menores ao longo do ano, tem níveis de tensão e depressão mais baixos.

A Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa que comparou mulheres que não tiravam folga por longos períodos e aquelas que saíam em tempos programados. O resultado mostrou que tirar um tempo para si provoca um estado maior de felicidade, o que afeta na qualidade do trabalho.

Planeje-se

Especialistas em Gestão de Pessoas recomendam o planejamento antecipado das férias para que elas sejam aproveitadas exclusivamente para descanso. Esquecer os problemas de trabalho é fundamental. Não conferir os e-mails, não atender ligações referentes ao lado profissional e concentrar-se apenas nas viagens e atividade de lazer é o principal, no período de folga.

Saber escolher o local das férias também é importante. Dessa forma, a pessoa consegue se programar para o período com antecedência, refletindo sobre a importância desse tempo para si. O descanso é crucial para o rendimento futuro, para atingir objetivos e metas no trabalho.

Férias chegam ao fim, mas o trabalho não

Dados de uma investigação feita em 2012 pela International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) provaram que 23% dos profissionais sofrem depressão pós-férias. Após os 30 dias de descanso, o retorno ao trabalho afeta a rotina e traz problemas de angústia, ansiedade, dores musculares e insônia.

Os resultados da pesquisa mostraram que as pessoas que voltam às atividades apresentam transtornos emocionais e de comportamento, como falta de motivação.

Por isso, é necessário manter uma boa consciência sobre a importância das férias, mas não deixar que elas afetem a necessidade de trabalhar. Psicólogos recomendam que o descanso funcione como uma oportunidade de desligamento completo, na qual o corpo e o cérebro se estabilizem para uma nova jornada.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
relaxar
trabalho
férias do trabalho
produtividade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ