Qualidade de Vida

20/03/2015 08:10 - Atualizado em 29/11/2016 02:39

É fácil: Saiba como ser feliz em 7 passos

Ser feliz é uma condição que deve ser trabalhada diariamente, em todos os aspectos da vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia 20 de março de 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Internacional da Felicidade. O objetivo era lembrar ao mundo a importância de aprender como ser feliz, agregando universalmente cada ser humano.

O Dia da Felicidade tomou forma a partir do exemplo do Butão. Os governantes daquele país criaram um índice chamado Felicidade Interna Bruta (FIB) e levaram sua ideia para uma Assembleia Geral da ONU.

Os líderes mundiais reconheceram a importância da questão e definiram a busca pela felicidade como objetivo fundamental da humanidade. Veja a seguir alguns passos para ser feliz.

como ser feliz

Passos para ser feliz

1. Seja gentil

Com gentileza e generosidade, você conquista as pessoas. Segundo uma pesquisa da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, quem tem amigos é mais feliz. Eles estudaram pessoas com amizades sólidas e descobriram que, quanto mais gentil se é, mais amigos de verdade se tem. Dessa forma, sentimentos de gratidão e felicidade se mostram mais latentes.

2. Tenha equilíbrio

De acordo com estudiosos da Universidade Nacional de Taiwan, pessoas otimistas sabem melhor como ser feliz. Isso porque elas conseguem equilibrar expectativa com realidade. A visão positiva diminui a sensação de que os problemas são grandes e insuperáveis.

3. Acorde cedo

Se você é daqueles que não sabem como ser feliz acordando cedo, mire-se no exemplo da ciência. Uma pesquisa de 2012 da Universidade de Toronto, no Canadá, garante que levantar com o nascer do sol cria uma rotina biológica que tende ao relaxamento do corpo. Logo, acordar cedo proporciona mais felicidade.

4. Valorize menos o dinheiro

As universidades de Warwick e Minnesota, nos Estados Unidos, se uniram para mostrar que dinheiro não traz felicidade. Segundo um estudo elaborado pelas instituições, a ambição financeira diminui os pensamentos felizes. Além disso, os dados da pesquisa mostram que, quanto maior o salário, menor a felicidade.

5. Adote um filhote

Pessoas que têm animais de estimação são mais felizes. A afirmação parte de uma investigação feita na Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Quem cuida de bichinhos vive em um estado de felicidade maior porque eles proporcionam estabilidade emocional e social.

Idosos sabem como ser feliz

6. Cuide-se por toda a vida

Por terem experiência em controlar a ansiedade e lidar com a frustração, os idosos sabem melhor como ser feliz. Pesquisadores da Universidade de Maastricht, na Holanda, estudaram a curva da felicidade e descobriram que ela tem forma de U, atingindo picos na juventude e na terceira idade.

Ou seja, o sentimento é mais intenso nos momentos em que a vida é mais leve, quando as pessoas se preocupam apenas com suas necessidades e menos com o que é banal.

7. Conheça sua genética

De acordo com um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, 40% a 50% da felicidade depende apenas da força de vontade. Mas o que chama atenção é que os outros 50% parecem estar ligados à genética e à harmonia do ambiente de criação. Ou seja, somos felizes porque nascemos assim e nos dispomos a buscar a felicidade ainda mais intensamente.

Você tem outra dica de como ser feliz? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
felicidade
amizade
motivação
gentileza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ