Qualidade de Vida

05/01/2015 10:21 - Atualizado em 30/11/2016 08:59

Dormir bem ajuda na concentração e no bom humor

Entenda como dormir bem é importante para o seu bem-estar e saúde ao reduzir o risco de doenças

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Redação

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Dormir bem está entre os principais fatores para se ter uma vida saudável. O problema é que, devido a uma rotina cada vez mais agitada, muitos ignoram essa informação. Ter uma boa noite de sono ajuda não apenas a relaxar, mas estimula a memória, o desempenho do cérebro e até a emagrecer. Saiba tudo o que é necessário para dormir bem e ter um dia mais produtivo.

dormir bem

De quantas horas de sono preciso?

Essa é a primeira pergunta de quem quer melhorar a sua qualidade de sono. A verdade é que o total de horas de sono varia de acordo com o organismo de cada pessoa. De maneira geral, as crianças precisam de 10 a 14 horas de sono diárias, enquanto um adulto entre sete e 11 horas.

É preciso lembrar que dormir bem não significa dormir muito. É necessário que o tempo de sono tenha qualidade e isso só é obtido por meio de um ambiente aconchegante, escuro e bem arejado, que possibilite um sono tranquilo e sem interrupções.

Dormir bem é importante para que o ciclo do sono, composto de quatro fase, seja completo. A fase 1 acontece entre a vigília e o sono e ocupa 10% da noite. Já a fase 2 é aquela na qual os músculos relaxam e os batimentos cardíacos diminuem. Responsável por 45% do tempo da noite, é o chamado sono leve ou sono de conexão.

A fase 3 acontece em 25% da noite e é nessa que o metabolismo diminui e o coração e a respiração ficam mais devagar. A fase 4, conhecida como REM, acontece em 20% da noite e é caracterizada pelos sonhos. Por conta deles, ocorre descarga de adrenalina, aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial.

Os benefícios de dormir bem

As pessoas que conseguem dormir bem têm um desempenho cerebral melhor. Isso acontece porque é durante o sono que ocorre a reconstrução do sistema nervoso central. O resultado é a capacidade constante de armazenar mais informações e ter atenção e concentração mais elevadas.

Quem dorme bem tem um humor melhor e está menos propenso a ficar estressado. Dessa forma, evita a fadiga e a depressão. Além disso, acontece a liberação da leptina, hormônio responsável pela saciedade. Logo, quem dorme bem sente menos vontade durante o dia de comer carboidratos, um dos principais vilões das dietas.

É nas três primeiras fases do sono que o corpo libera o hormônio do crescimento (GH), que auxilia a manter o tônus muscular, combate a osteoporose e evita o acúmulo de gordura.

Para aqueles que dormem pouco, a produção de insulina, responsável por retirar o açúcar no sangue, fica diminuída e o hormônio cortisol elevado. A consequência é que as taxas de glicose no sangue aumentam e há uma maior probabilidade de desenvolver o diabetes.

Dicas para dormir bem

Para usufruir de todos esses benefícios, basta seguir dicas bem práticas que podem lhe ajudar a dormir melhor. Confira:

- Estabeleça um horário fixo para dormir e acordar

- Apague a luz

- Evite bebidas alcoólicas

- Evite bebidas estimulantes como chás, refrigerantes e cafés

- Coma apenas alimentos leves antes de dormir

- Evite o uso de celular, computador, videogame ou mesmo assistir televisão meia hora antes de dormir.

Já sabe o que fazer para cuidar do seu sono? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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