Qualidade de Vida

25/03/2015 04:11 - Atualizado em 22/09/2016 06:32

Dificuldade de concentração mascara talentos ocultos

Pessoas desatentas podem desenvolver potencialidades em outras áreas de conhecimento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você precisa manter o foco, mas tem dificuldade de concentração nas atividades que realiza? Talvez seja sinal de que suas aptidões não estejam sendo aplicadas no lugar certo.

Um processo fisiológico natural faz com que nosso cérebro seja “desviado” das atividades que não nos interessam, direcionando nossa capacidade criativa para aquilo que realmente queremos fazer.

Segundo pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, possuímos uma espécie de filtro sensorial frágil, que exclui os estímulos desnecessários do nosso cérebro. Essa filtragem é o que provoca a dificuldade de concentração.

Assim, a falta de atenção seria uma espécie de auxílio natural que conduziria ao pensamento criativo. Quer saber por que um gênio pode ser desatento? Confira.

dificuldade de concentracao

Dificuldade de concentração não faz mal

Os cientistas de Northwestern realizaram testes em 97 pessoas para descobrir como funciona o pensamento criativo. Nas suas descobertas, viram que a falta de foco em certas atividades pode fazer com que as ideias desconexas culminem numa associação criativa, ajudando a inspirar novos processos e projetos.

Ou seja, quando elas pensam em algo além daquilo que estão trabalhando, podem trazer essa informação para o projeto atual. Dessa forma, estabelecem relações e estimulam novos direcionamentos, complementando aquilo que estão fazendo.

Você já parou para pensar que diversos “gênios” literários costumavam explorar sua criatividade em cafés e bares? Outros sentavam em parques ou ambientes com grande movimentação de pessoas para buscar inspiração? Esse foi o fato que provocou os pesquisadores.

E a comprovação chega para mostrar como o barulho e a dificuldade de concentração podem beneficiar o processo criativo.

Em suas pesquisas, os cientistas também registraram que as telas azuis de computador melhoram o desempenho em atividades criativas. Além disso, o ruído moderado propicia a criatividade mais que um ambiente em absoluto silêncio ou com muito barulho.

Problemas da dificuldade de concentração

Mas não se engane ou vanglorie seu filho que tem dificuldade de concentração. Mesmo que ele seja um “gênio”, é necessário desenvolver as diversas competências escolares, sempre com foco e persistência. Todos os conteúdos precisam ser aprendidos para que haja uma assimilação de informações, e a busca por uma qualificação profissional.

Para melhorar a dificuldade de concentração, você pode realizar alguns exercícios simples. É fundamental que você consiga manter a serenidade para ter foco nas atividades e alcançar seus objetivos. A falta de atenção pode indicar padrões de comportamento, mas prejudica, se não for controlada.

Pegue um livro e conte o número de palavras de uma página qualquer. Depois, conte mais uma vez para conferir se o resultado é o mesmo. Outra forma é contar de 100 até 1, calmamente. Repita a contagem regressiva, mas pulando a cada três números (100, 97, 94, 91 etc.). Essas técnicas melhoram sua concentração e direcionam o foco quando necessário.

Você também pode procurar um psicólogo para descobrir se não sofre com o déficit de atenção, um problema comum que já aparece na infância. O profissional pode traçar um perfil e auxiliar no direcionamento dos seus talentos. Pessoas intuitivas podem trabalhar com artes, racionais podem realizar análises e as criativas vão para áreas de descoberta e tecnologia.

Gostou das dicas para melhorar sua qualidade de vida? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
concentração
ansiedade
déficit de atenção
talento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ