Qualidade de Vida

28/03/2016 10:00 - Atualizado em 02/12/2016 10:14

Diagramação do texto melhora a compreensão da mensagem

Profissionais deixam as informações mais organizadas e compreensíveis. Conheça a profissão do diagramador.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Toda forma de comunicação precisa ser organizada para que seja bem compreendida. Um texto, por exemplo, deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Os olhos acompanham a leitura de forma ordenada e a diagramação da página faz toda a diferença na hora de captar a mensagem.

De modo geral, esse trabalho diz respeito ao modo como um texto ou imagem é organizado na página, por meio de uma identidade visual. Em revistas, jornais, sites e qualquer outro meio de comunicação que lide com imagens, é necessário programar as informações hierarquicamente, pensando em equilibrar os elementos. Saiba mais a seguir.

hipster fazendo diagramação num notebook

Trabalho de diagramação tem dia reconhecido

Em 28 de março, comemora-se o Dia do Diagramador, o profissional que atua na área do design gráfico dando uma identidade única aos meios de comunicação.

Para se ter dimensão da importância do trabalho de quem faz a diagramação, podemos pensar em como identificamos uma marca pela forma como as palavras são dispostas ou as cores, utilizadas. Você pode conhecer uma revista não apenas pelo seu título, mas pelo próprio tipo de letra utilizado.

Os elementos gráficos que formatam uma página de jornal, por exemplo, também são colocados em uma ordem pelo diagramador. É ele quem distribui as informações - textos, imagens, títulos, legendas e por aí vai. É comum que as empresas criem seu próprio formato e imprimam a sua marca por meio da diagramação.

A importância dessa tarefa é tanta que um erro na hora de diagramar pode causar desentendimentos e confusões para compreender uma informação.

Foi o que aconteceu no evento Miss Universo 2015, quando o apresentador não entendeu a organização dos nomes na ficha e anunciou como vencedora a candidata errada. Assim, em vez de coroarem a representante filipina, entregaram a faixa para a colombiana e o erro precisou ser corrigido de maneira constrangedora, minutos depois.

Diagramação facilita o entendimento

Não é apenas para ordenar ou organizar informações que serve a diagramação. Ela também ajuda a compreender a história. Uma imagem colocada ao lado do texto pode ilustrar a leitura e permite que um melhor entendimento do conteúdo, por exemplo.

Se, ao ler um jornal, a maior imagem da capa não se refere ao título da manchete, pode haver confusão. É por isso que são utilizados elementos gráficos e hierarquia para que o leitor compreenda a mensagem.

Existem diversas teorias que organizam isso. Desde a Antiguidade, os processos de escrita e ilustração seguiam algumas ordens para facilitar o entendimento. Nos estudos da Gestalt - palavra alemã que significa "forma" -, aspectos da psicologia e da compreensão das formas são considerados.

Acredita-se que é necessário compreender o todo antes de adentrar nas partes. Ou seja, é preciso captar uma mensagem apenas olhando para ela. Só então é possível analisar cada particularidade e realizar o processo de entendimento total. Esse preceito também é aplicado, em alguns casos, no trabalho do diagramador.

Gostou de saber um pouco mais sobre o trabalho do diagramador? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais! E não se esqueça de conferir as dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
diagramador
profissão
design gráfico
data comemorativa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ