Qualidade de Vida

05/06/2015 06:43 - Atualizado em 25/11/2016 08:44

Dia Mundial do Meio Ambiente: Faça sua parte

Em 2015, a data alerta a população para o consumo consciente dos recursos naturais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 5 de junho de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma conferência em Estocolmo, na Suécia, para discutir questões ambientais. Desde então, a data desse evento se tornou o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ocasião serve para lembrar dos problemas relacionados à natureza e buscar formas de preservar os recursos naturais, que se tornam mais escassos a cada dia. Apesar de os debates realizados na conferência terem iniciado uma mudança nas questões ambientais, estabelecendo princípios organizativos para novas políticas, ainda há muito a ser feito.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, é fundamental tomar consciência sobre os impactos negativos da humanidade sobre a natureza e procurar novos meios de manter o planeta vivo. Saiba mais.

Consumo consciente é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma forma de encorajamento a ações de preservação. Em todo o mundo, ao longo dos anos, a data se tornou uma plataforma global para alcançar as pessoas e impulsionar ações positivas. Do individual ao coletivo, o dia explora temas emergentes de educação ambiental para reduzir os impactos no meio ambiente.

dia mundial do meio ambienteEm 2015, o tema proposto pela ONU é “7 bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”, incentivando ao bem-estar da humanidade, do meio ambiente e do funcionamento da economia.

Para que isso seja alcançado, é necessário pensar sobre as políticas de exploração e gerenciamento dos recursos naturais.

Pesquisas mostram que os seres humanos estão consumindo muito mais da natureza que o planeta é capaz de prover e restaurar.

Os sistemas ecológicos da Terra estão atingindo pontos críticos e irreversíveis de exploração e desmatamento. Acrescido a isso, o crescimento populacional atinge números altíssimos, com bilhões de habitantes.

Os dados da ONU são alarmantes: em 2050, se os padrões de consumo e produção permanecerem os mesmos, junto com o aumento da população, nós precisaremos de três planetas para sustentar nosso modo de vida.

Ao elaborar a proposta para o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ONU defende que consumo com cuidado significa viver com limites que respeitem a natureza, pensando em um futuro saudável, no qual os sonhos possam se tornar reais. A prosperidade humana não precisa comprometer a Terra. É preciso viver de forma sustentável, fazendo mais e melhor com menos.

O cenário ambiental brasileiro

Entre as principais preocupações do Brasil com o meio ambiente, estão o desmatamento, as queimadas, a poluição hídrica de rios, lagos e mares, os danos ao solo por pesticidas, a poluição atmosférica causada por automóveis e indústrias e a chuva ácida em grandes metrópoles.

Governantes e população devem se unir no Dia Mundial do Meio Ambiente para promover ações de conscientização e campanhas de impacto. Na sua rotina, comece reduzindo o consumo de recursos naturais, poupando água e energia elétrica, reciclando o lixo corretamente e dando preferência aos alimentos orgânicos, sem uso de toxinas.

O que está em jogo é a própria sobrevivência humana e de todas as espécies, que precisam da natureza para se sustentar. O uso correto e moderado dos recursos possibilitará uma vida mais saudável e um planeta mais limpo, bonito e habitável.

O que você faz para cuidar do meio ambiente? Conte para nós! E continue acompanhando as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
recursos naturais
natureza
sustentabilidade
consumo consciente

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ