Qualidade de Vida

01/01/2016 10:00 - Atualizado em 27/09/2016 01:38

Dia Mundial da Paz: Comece o ano com o pé direito

Data busca a conscientização sobre a importância da paz entre todos os povos do planeta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Dia Mundial da Paz é celebrado anualmente no dia 1º de janeiro. Instituído pelo Papa Paulo VI, tem como objetivo expressar a busca pela paz entre os povos. Todo ano, o Papa escolhe a temática da data.

Dia Mundial da Paz em 2016

Em 2016, o tema escolhido pelo atual Papa, Francisco, é “Vence a indiferença e conquista a paz”. Em comunicado no site oficial do Vaticano, o pontífice destaca que a indiferença pode se manifestar de diversas formas, especialmente para os problemas atuais no mundo. Conforme a mensagem, essa seria uma das principais causas da dificuldade de manutenção da paz em todo o planeta.

Dia Mundial da Paz

A história da data

Esta é a 49ª vez que o Dia Mundial da Paz é celebrado no mundo todo. 

A data foi comemorada pela primeira vez em 1º de janeiro de 1968. Também chamada de Dia da Fraternidade Universal, foi instituída pelo então Papa na ocasião, Paulo VI. O feriado internacional, adotado por muitas nações, incluindo o Brasil, tem o intuito de propagar o ideal da paz entre todas as nações.

Desde sua instituição, o Papa Paulo VI deixou claro que não se tratava de uma data exclusivamente católica ou mesmo religiosa, e sim uma iniciativa que devia ocorrer livremente, para conscientizar sobre a importância da harmonia entre as pessoas. O tema da edição de 1968, a primeira vez em que a data foi celebrada, foi “O Dia da Paz”. 

Saiba Mais
Organização da casa contribui para o seu bem-estar
Paz no dia a dia: descubra 6 calmantes naturais
Karate-do: Arte marcial proporciona disciplina e bem-estar

O Ano Novo em outras culturas

O Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro, é reconhecido pela Organização das Nações Unidas. Antes do Cristianismo, os povos da Babilônia celebravam a entrada de um novo ciclo, o início da primavera, no hemisfério norte. Atualmente, seria equivalente ao dia 23 de março no calendário cristão.

Os povos gregos iniciavam um novo ciclo antes, entre os dias 21 e 22 de dezembro, em um ritual que também representava fertilidade. Já os egípcios celebravam a data próximos ao mês de julho, data das enchentes do Nilo, que tornavam o solo fértil. Na China, onde se segue o calendário lunar, a entrada de um novo ano costuma cair entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

E aí, gostou de saber mais sobre o Dia Mundial da Paz de 2016 e também sobre a história da data? Então aproveite para compartilhar este conteúdo!

TAGS
ano novo
2016
paz
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ