Qualidade de Vida

22/03/2015 08:19 - Atualizado em 07/02/2016 12:31

Dia Mundial da Água alerta para o consumo consciente

O Dia Mundial da Água divulga informações e medidas para preservar esse bem natural.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. O objetivo é conscientizar a população para a atual situação desse bem natural tão importante para a qualidade de vida. Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com a falta ou a contaminação da água. O quadro é preocupante e precisa da atenção de todos.

Além de divulgar informações, o Dia Mundial da Água também lembra da importância de preservar e economizar. Os problemas com a poluição e falta de água podem ser amenizados e até mesmo combatidos com o consumo consciente.

dia mundial da agua

Dia Mundial da Água... Sem água

O Dia Mundial da Água foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para divulgar informações sobre esse bem natural e lembrar da importância do consumo consciente. Além disso, o momento serve para refletir, analisar e buscar novas medidas práticas para economizar e resolver problemas com a poluição, por exemplo.

Cerca de 70% do planeta é de água, mas apenas 3% do total é doce e possível para consumo. Muitos rios, lagos e represas que fazem parte dessa oferta estão sendo contaminados, poluídos e degradados pela ação do homem. A situação é preocupante e a possibilidade de faltar água potável para grande parte da população está cada vez mais próxima.

A água disponível para consumo está mal distribuída pelo mundo. Enquanto alguns lugares possuem grande concentração - como o Brasil, com 11,6% de toda a água doce do planeta -, outras regiões sofrem com a escassezAlém disso, a poluição e a contaminação da água são os principais problemas que podem acelerar a falta do bem no planeta.

Segundo a Agência Nacional das Águas, os fatores que colaboram para essa situação são: lançamento de esgoto doméstico e efluentes industriais nos corpos hídricos, urbanização desenfreada, atividades agrícolas e de mineração, poluentes presentes na atmosfera carregados pela chuva e mudanças climáticas.

Atualmente, cerca de 20% da população mundial não tem acesso a água limpa e, segundo o Unicef, cerca de 1,4 mil crianças com até cinco anos morrem por dia em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene. A ONU divulga que 50% da taxa de doenças e mortes nos países em desenvolvimento ocorrem por falta ou contaminação da água.

Consumo consciente no Dia Mundial da Água

Não só no Dia Mundial da Água, mas em todos os outros dia do ano, é preciso tomar medidas e buscar atitudes que colaborem para a preservação e economia desse bem natural. No dia a dia, existem diversas formas de fazer isso, basta um pouco de atenção e dedicação por parte de cada pessoa.

- Uma medida básica a ser tomada é não jogar lixo nos rios e lagos. Infelizmente, atitudes como essa ainda acontecem e precisam ser evitadas.

- Outra dica é economizar água nas atividades cotidianas, como tomar banho, escovar os dentes e lavar a louça. Na hora do banho, o ideal é ensaboar o corpo e passar shampoo no cabelo com o chuveiro fechado. Isso também vale ao lavar a louça ou escovar os dentes, mantendo a torneira ligada apenas para o enxague.

- Respeitar as regiões de mananciais, buscar formas de reutilizar a água em diversas situações e divulgar ideias e informações sobre a preservação da água também são dicas importantes.

O que você faz para poupar água? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir dicas de bem-estar e ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
água
crise hídrica
consumo consciente
economizar água

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ